Terça-Feira, 28 de outubro de 2025

Lei Brasileira de Inclusão completa 10 anos

Publicado em 03/07/2025. https://jornalterral.com.br/t-PB61

Divulgação

A iniciativa representa avanços importantes na luta por direitos e inclusão

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, completa 10 anos de publicação no dia 6 de julho. A iniciativa representa avanços importantes na luta por direitos e inclusão social. Porém, muitos dos princípios ainda não se tornaram realidade no Brasil.

A lei nº 13.146 foi criada com o objetivo de assegurar, em igualdade de condições, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais pelas pessoas com deficiência, promovendo sua inclusão plena. Ela consolidou garantias em áreas como educação, mobilidade, trabalho, saúde, cultura e justiça, e reforçou o entendimento de direitos.

Apesar dos avanços, os desafios ainda são grandes. O Censo 2022 do IBGE revelou que 14,4 milhões de brasileiros declararam ter algum tipo de deficiência. No Espírito Santo, 268,8 mil. Os 10 anos da lei convidam a refletir sobre o caminho trilhado e, principalmente, sobre o quanto ainda é preciso avançar para construir uma sociedade inclusiva e justa.

A lei fortaleceu políticas públicas para as pessoas com deficiência, é moderna e abrangente, mas é preciso garantir que esses direitos saiam do papel e se realizem no cotidiano. A primeira década da iniciativa deve ser celebrada como uma conquista coletiva, mas, também, como um chamado à ação.

O compromisso com a inclusão precisa ser renovado diariamente, nas políticas públicas, empresas, escolas, nas ruas e dentro de casa. Garantir que os direitos previstos na lei se transformem em realidade é uma responsabilidade de toda a sociedade. Mais do que lembrar a data, é hora de reafirmar, na prática, o papel na construção de um país inclusivo.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.