Quinta-Feira, 18 de abril de 2024

Linhares discute formas de divulgar o seu potencial turístico

Publicado em 14/08/2021. https://jornalterral.com.br/t-61l

Sandro Garcia

As belezas de Linhares mostradas de cima pelo fotógrafo Sandro Garcia

Representantes de diversos segmentos discutem formas de divulgar o potencial turístico de Linhares. Várias ações são estudadas e há expectativa em torno da atuação do diretor de Turismo do município, José Augusto Muleta, recentemente nomeado.

Durante exposição e homenagem ao artista plástico Luiz Natal, quinta-feira (12), em Linhares, o artista multimídia Cláudio Lins e o diretor da Rede SIM, Giovanni Rodigheri falaram sobre o assunto – destacando as virtudes de Linhares e as possibilidades de elevar o município nesse setor.

Os vereadores Messias Caliman (Rede) e Roque Chile (PSDB) também abordaram o assunto: “Penso que chegou o momento de avançarmos nessa área”, disse Messias. “Temos todas as condições para isso”, completou o presidente da câmara, Roque Chile.

Linhares possui muitos recantos propícios ao lazer, à pesca e aos esportes náuticos. Um de seus principais cartões postais é a Lagoa Juparanã, que tem 38 quilômetros de extensão e contornos lindos. A lagoa conta com praias límpidas e pôr do sol de beleza poética.

Também são lugares aprazíveis: a Lagoa Nova, a Ilha do Imperador, as praias da região de Pontal do Ipiranga, Povoação, Regência e Degredo, a Reserva Natural Vale, a Praça 22 de Agosto, a Igrejinha Velha, o Projeto Tamar (em Regência) e a Cachoeira De Angeli, situada no distrito de São Rafael.

A Ilha do Imperador fica localizada na Lagoa Juparanã e recebeu este nome por ter sido visitada pelo Imperador D. Pedro II, em 1860. O presidente Getúlio Vargas também esteve na Ilha, em junho de 1954, quando lhe foi oferecido um típico churrasco gaúcho.

Situado em Regência, o Projeto Tamar é visitado o ano todo por turistas e estudiosos do assunto, por ser uma das grandes áreas de desova das tartarugas marinhas, cuidadosamente preservada pelo Ibama.

O extenso litoral de Linhares conta com praias com características próprias. O Pontal do Ipiranga fica a 48 quilômetros do Centro da cidade e está em franco crescimento. Possui área de restinga, uma rica fauna e praia apropriada para a prática de surf, para pesca e para banho.

A dez quilômetros do Pontal se encontra a praia de Barra Seca, que se destina à prática do naturismo, sendo a sexta praia oficial dessa prática no Brasil. Seu acesso se dá somente por travessia de barco, o que garante a tranquilidade dos freqüentadores adeptos do nudismo.

A praia de Regência está situada a 53 quilômetros do Centro de Linhares. O lugar conta com o complexo petrolífero de Lagoa Parda e com o Tamar, projeto de preservação das tartarugas marinhas, na Reserva Biológica de Comboios. A região é reconhecida como um dos maiores sítios de desova de Tartaruga Gigante no Brasil.

A Reserva de Comboios também preserva grande área de restinga e da Mata Atlântica, onde é possível encontrar animais como quatis, tamanduás, tatus e saguis. O encontro do Rio Doce com o Mar, em Regência, oferece raro espetáculo de beleza.

A praia de Povoação, a 42 quilômetros do Centro, possui águas agitadas e grandes ondas, proporcionando excelentes condições para a prática do surf, sendo, por isso, visitada por surfistas de várias partes do Brasil. A foz do Rio Doce fica a três quilômetros do povoado e de lá se pode apreciar o belo encontro das águas do rio com o mar.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.