Terça-Feira, 16 de abril de 2024

Linhares vai ampliar oferta de gás natural

Publicado em 19/01/2022. https://jornalterral.com.br/t-Kar

Secom-ES

Para Heber Resende, diretor-presidente da ES Gás, obra auxilia Linhares a cumprir sua vocação industrial

Durante a agenda em Linhares, na quarta-feira (19), o governador Renato Casagrande assinou a ordem de serviço para as obras de interligação da rede de distribuição de gás ao gasoduto de transporte Cacimbas-Vitória, o que permitirá aumentar a segurança da operação e ampliar a oferta de gás natural. A obra terá duração de 12 meses com investimento de R$ 27,7 milhões por parte da Companhia de Gás do Espírito Santo (ES Gás).

O empreendimento tem como objetivo interligar a rede de distribuição urbana de Linhares com o ponto de recebimento de gás localizado no gasoduto de transporte na região de Regência, eliminando o transporte rodoviário de GNC (Gás Natural Comprimido) e as etapas de compressão e descompressão, de forma a ampliar o volume ofertado ao município para 360 mil metros cúbicos/dia, ou seja, oito vezes superior ao atual.

Para o diretor-presidente da ES Gás, Heber Resende, a obra atende a uma necessidade antiga de aperfeiçoar a operação de distribuição de gás em Linhares. “Atende também a uma perspectiva da chegada de novos empreendimentos ao município, auxiliando Linhares a cumprir sua vocação industrial. Várias empresas se instalam onde há oferta de gás natural, pois este insumo é valioso em processos produtivos. É a primeira grande obra da ES Gás e está prevista em seu plano de investimentos”, declarou.

O diretor de Operações da Companhia, Walter Fernando Piazza Junior, destaca os ganhos operacionais e comerciais do empreendimento. “Trata-se de uma oportunidade de aumentarmos a eficiência na distribuição, pois o gasoduto elimina quaisquer riscos de acidentes e desabastecimento devido às intempéries naturais, oferecendo ao município, ainda, a oportunidade de aumentar o consumo desta fonte energética segura, econômica e cômoda”, disse.

“Esse é mais um investimento que vai fortalecer a economia de Linhares e de toda a região. O gasoduto é fundamental, pois agora o gás natural vai vir direto para Bebedouro e será injetado à rede que abastece as empresas e algumas áreas residenciais. O espaço de compressão do gás em Regência poderá beneficiar outros municípios que têm rede de gás local, mas que não têm gasoduto”, afirmou o governador Casagrande.

A obra consiste na construção de 28,4 km de gasoduto em tubo de aço carbono 6”, feito de forma predominante em área rural, isento de população em seu entorno, em uma faixa de servidão com 43 propriedades, que será executada pela empresa Uniforte Engenharia e Construtora, licitada para este fim. Foi realizado um estudo de análise de risco à população circunvizinha, que não indicou perigo à comunidade, e providenciado o licenciamento junto aos órgãos responsáveis.

O gasoduto ficará a uma profundidade aproximada de um metro do nível do solo e a dois metros da pista. Por este gasoduto serão abastecidos residências, indústrias, estabelecimentos comerciais e postos de combustíveis, hoje atendidos por meio de carretas de GNC que fazem cerca de 240 viagens mensais, em um percurso de 63 km, o que apresenta riscos de acidentes, incidentes e desabastecimento, por conta do transporte rodoviário.

O volume atual é de 40 mil metros cúbicos/dia, capacidade que passará para 120 mil metros cúbicos/dia após a construção do gasoduto, podendo chegar a 360 mil metros cúbicos /dia, caso seja necessário.

Secom-ES

O governador Casagrande cumprimenta trabalhadores após assinar a ordem de serviço

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.