Sábado, 20 de abril de 2024

Livro se torna referência histórica para Sooretama

Publicado em 24/10/2020. https://jornalterral.com.br/t-Wk4

O livro da professora Verônica dos Santos Santiago, lançado no final do ano passado, se tornou a principal fonte de pesquisa e referência histórica do jovem município de Sooretama.

Intitulado ‘Memórias de Sooretama: história, ensino e escola’, o livro traz relatos fiéis de moradores antigos que vivenciaram e participaram diretamente da trajetória do município, desde o seu surgimento, na condição de povoado, no início da década de 1960.

Verônica Santiago atua como professora de História na rede pública de ensino. Durante o seu curso de graduação, em 2004, ela notou a falta de registros sobre a memória do município. “Tive a ideia de pesquisar sobre a minha cidade, mas percebi que não havia fontes bibliográficas sobre a história de Sooretama. Então me senti desafiada a fazer este levantamento”, contou.

Justamente pela ausência de outros livros e fontes de pesquisa, o trabalho começou praticamente do zero e partiu de entrevistas feitas com alguns dos pioneiros da região, como os senhores Paulo Gomes, Zízio Alves, Lourisvaldo Nunes Santiago, Veredino Francisco, Geraldo Frinhani, Antenor de Souza Ferraz, Arvelino Soneguetti, Jovino Viana de Souza e filhos dos falecidos Eudaldo Loureiro e Aristides Leite de Oliveira, entre outros.

Embora a ideia tenha surgido em 2004, o trabalho só foi efetivamente iniciado por Verônica dez anos depois, em 2014. “O livro é, na verdade, minha dissertação de mestrado. Pensei que seria interessante publicar para que outras pessoas tenham acesso”, frisou a professora.

O livro é riquíssimo em informações históricas sobre o município, emancipado de Linhares em 1994. O leitor encontra narrativas dos antigos moradores sobre suas experiências de vida, ao mesmo tempo que testificam as transformações históricas ocorridas na localidade.

Na avaliação da escritora, trata-se de uma obra de relevância para o município, que, até então, não possuía fonte bibliográfica sobre a sua história. “Do ponto de vista cultural é um legado para as futuras gerações, especialmente porque alguns dos entrevistados já não se encontram mais entre nós e suas memórias só não cairão no esquecimento por estarem registradas no livro”.

 

Divulgação

O livro sobre Sooretama foi lançado pela professora Verônica Santiago no final do ano passado

 

Acervo pessoal José Marques de Oliveira

Avenida Vista Alegre, a principal de Sooretama, na década de 1970

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.