Sábado, 27 de abril de 2024

Livro traz reflexão sobre período em que governos progressistas estiveram no poder

Publicado em 06/05/2021. https://jornalterral.com.br/t-3jD

O livro Por que falhamos: o Brasil de 1992 a 2018, de autoria de Cristovam Buarque, traz uma reflexão sobre o período em que os governos de orientação progressista e democrática estiveram no poder e que terminou com a guinada conservadora nas eleições de 2018.

Com um texto contundente, o autor aponta a frustração da expectativa de que, nesse tempo único na história brasileira, seriam concretizadas as transformações estruturais ansiadas pelo país. Na sua avaliação, a mancha da corrupção e a defesa dos interesses corporativistas ficaram como marcas incômodas desse período.

Ao escrever na primeira pessoa do plural, Cristovam Buarque assume sua parcela de responsabilidade pelos acontecimentos que atravessaram um quarto de século e legaram um país sem coesão e sem rumo. Como intelectual e militante de esquerda, sua preocupação é evitar a busca de culpados individuais ou de erros menores no decorrer dos processos eleitorais.

A visão do autor é que os chamados líderes democratas-progressistas não estiveram à altura do desafio que a história ofereceu. Mais do que isso, ele acredita que a construção do futuro começa pela autocrítica do passado: “Não há como acertar os passos na jornada em frente, sem lembrar das pedras que provocaram tropeços nos caminhos anteriores”.

As lições que o autor procura extrair para a construção desse futuro passam por questões cruciais em diversos aspectos da vida brasileira. Na área econômica, destaca-se o reconhecimento de que o excesso de gastos levou o Estado à insolvência ao mesmo tempo em que foi contaminado pela corrupção.

Na esfera política, o culto à personalidade e a recusa da realidade terminaram, na sua visão, “por aprisionar nossa linguagem, análises, táticas e estratégias”. O livro está disponível na Amazon, na Estante Virtual, na Livraria da Travessa e na loja virtual da Tema Editorial, entre outros pontos de venda.

Com prefácio da ex-ministra Marina Silva, o livro também agregou um anexo com informações sobre propostas na área educacional. Traduzido para o inglês com o título How the left elected the right in Brazil, essa versão está disponível no site da Amazon.com.

O deputado federal Felipe Rigoni elogia o livro: “Nesta obra precisa, o autor nos mostra quão urgentes são as decisões difíceis que precisaremos tomar nos próximos anos. Ele nos lembra que, sem coesão democrática e rumo programático, não venceremos essa fase polarizada, que impõe enormes riscos à nossa jovem democracia”.

Agencia Senado

Para Cristovam Buarque, a construção do futuro começa pela autocrítica do passado

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.