Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Março - Mês das Águas, Elemento Vital - Por Maria Lúcia G. Zunti

Publicado em 01/03/2021. https://jornalterral.com.br/t-beZ

MÊS DE MARÇO – MÊS DAS ÁGUAS

ELEMENTO VITAL

Maria Lúcia Grossi Zunti (*)

 

É impossível compreender como a criatura humana que depende das águas para sua vida, vital mesmo, as estão poluindo há séculos.

Em Linhares, quando foi fundada em 1.800, havia 3 grandes Riquezas Naturais: a Mata Atlântica, o rio Doce e as Lagoas.

Bem, a Mata Atlântica se foi; o rio Doce está morto (ainda que uma empresa afirme que é possível recuperá-lo, não acredito) e as lagoas... Ah... as nossas lagoas estão todas se acabando de tão poluídas!

Bem, para não acharem que estou exagerando reproduzo aqui um trecho de um “Parecer/2020” de uma doutora da UFES: Prof. Dra. Valéria de Oliveira Fernandes, Departamento de Ciências Biológicas:

“A eutrofização, como tem sido observado nas lagoas de Linhares, é um envelhecimento precoce e artificial dos ecossistemas. Dependendo do grau de degradação, é um processo irreversível (grifo nosso), pois se retroalimenta, mesmo que as fontes de poluição cessem por anos. Trata-se não somente do aumento de N e P (Nitrato e Potássio [expl. nossa]) na água mas de acúmulo no sedimento de matéria orgânica que entrará em decomposição; queda de oxigênio (...); geração de mau odor tanto pela produção de geosminas (substância química muito nociva [expl.. nossa]) e outros compostos pela floração de cianobactérias (bactérias extremamente nocivas [expl nossa]) quanto pelas taxas de decomposição (gás metano e gás sulfídrico) (...); ou seja, mudanças drásticas nas condições ecológicas, podendo levar à impossibilidade de usos do ecossistema para qualquer fim.”

Para nós isso é de uma tristeza incomparável, difícil de “engolir”. Uma tragédia! Tanto quanto esse vírus terrível (o tal Covid-19) que vai ficar entre nós para sempre. Mesmo com vacinas.

– Para que temos a Justiça? Para que temos o IEMA? Para que temos governadores e prefeitos? Para que temos secretarias de Meio Ambiente? IBAMA? Todo desmontado hoje.

E, afinal, temos ALGUMA coisa a comemorar neste e nos últimos anos, no Mês de Março??

Já que autoridades são cegas a este problema e nós, uma pessoa idosa, cujas lágrimas de desencanto e descrédito nesse pessoal, sabe que não vão resolver tais problemas. Então, choro aqui como um grito, um grito retumbante, com toda a minha alma e espírito de inenarrável, imensurável inconformidade!!

 

 

    ***************************  

(*) Maria Lúcia Grossi Zunti. Professora, Mestre em Educação (UFES, 2.000); membro do IHGES (Instituto Histórico e Geográfico do ES), da SERLIHGES (Seccional Regional de Linhares do IHGES) e da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras (AFESL).

 

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.