Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Na Fonte #605

Publicado em 06/12/2019. https://jornalterral.com.br/t-6WE

 

Arquivo TERRAL

O prefeito Guerino Zanon deve disputar a reeleição nas eleições do ano que vem

 

Disputa eleitoral

As eleições municipais estão logo ali e as articulações seguem aceleradas. O mercado político tem como certa a candidatura à reeleição do prefeito Guerino Zanon (MDB). Enquanto isso, a oposição tenta se organizar e apresentar um nome com musculatura eleitoral suficiente para entrar na disputa com chances de vitória.

 

Os cotados

Até o momento estão cotados para assumir esse protagonismo: o advogado Lucas Scaramussa (sem partido), o suplente de deputado estadual Luiz Durão (PDT) e o ex-prefeito José Carlos Elias, que ensaia um retorno ao PTB. Também são citados: o deputado estadual Marcos Garcia (PV), a suplente de deputada estadual Eliana Dadalto (Podemos) e Odilon Gava (PT).

 

Quadro pode mudar

“Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”, dizia o político mineiro Magalhães Pinto. Portanto, o quadro pode ser outro daqui a algumas semanas.

 

Relativizando

Até mesmo a influência do governador Renato Casagrande e do presidente Jair Bolsonaro deve ser relativizada. Ou seja: se o governo de Casagrande estiver bem avaliado, ele será importante no processo. Porém, se estiver impopular, não ajudará em nada o candidato que abraçar. O mesmo se aplica a Bolsonaro.

 

Na Câmara

O pleito também promete ser acirrado no legislativo de Linhares. Quem está dentro não quer sair e quem está fora quer entrar. A coluna avalia que vereadores como Ricardo Bonomo e Joel Celestrini, ambos ainda no Solidariedade, e Edimar Vitorazzi (PSC), entre outros, têm boas chances de se reelegerem. Mesmo considerando o desgaste causado pelo poder – e por algumas posições.

Enquanto isso, nomes que estão fora pedem passagem, caso de Samuel Amaral, o Samuel do Nova Esperança, que foi muito bem votado nas eleições de 2016 e dá sequência ao bom trabalho realizado há muitos anos.

 

Em evidência

O presidente do Sindicato Rural Patronal, Antonio Roberte (PP) é peça importante no tabuleiro eleitoral. Ele transita bem em todos os meios de Linhares e não será surpresa se assumir uma posição de destaque no pleito do ano que vem. A conferir.

 

Perda

A coluna registra com pesar o falecimento do senhor Roberto Ricardo de Mendonça (foto), ocorrido na quinta-feira (5), em Sooretama, e se solidariza com os seus familiares. Ele foi vereador em Linhares na legislatura 1989 - 1992 e era uma das lideranças de expressão do município vizinho.

Reprodução: Facebook

 

 

 

 

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.