Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

O legado de Emir de Macedo Gomes

Publicado em 04/06/2020. https://jornalterral.com.br/t-3p6

O livro O legado político de Emir de Macedo Gomes (D. Porto Editora, 2007), escrito pelos jornalistas Altemar Felix e Daniel Porto, registra a trajetória de um médico e político que faz parte da história de Linhares – e do Espírito Santo.

Filho de Maria Amélia de Macedo Gomes e Pedro Gomes da Silva, Emir de Macedo Gomes nasceu em Remanso (BA) em 10 de agosto de 1924 e faleceu em Vitória (ES) em 31 de janeiro de 2000. Órfão de pai aos 6 anos, iniciou os estudos em sua terra natal, contando com o esforço e a dedicação de sua genitora.

Fez o curso ginasial na Escola Dom Bosco, em Petrolina (PE), e em seguida mudou-se para Salvador, estudando o Científico no Colégio Estadual da Bahia. Graduou-se na Faculdade Federal de Medicina da Bahia, ocasião em que cursou também o C. P. O. R., sendo, portanto, Oficial da Reserva do Exército nacional.

Colou grau no dia 14 de dezembro de 1950. No ardor da juventude, partiu, em companhia de outro colega recém-formado, em busca de um lugar onde pudesse bem exercer sua profissão. Clinicou na cidade mineira de São João Evangelista.

Ainda não totalmente satisfeito com os resultados obtidos, nesta e em outra cidade de Minas Gerais, partiu, desta vez, para o Espírito Santo, passando por Conselheiro Pena e descendo de trem até Colatina, de onde resolveu conhecer Linhares. Chegou em 1952, a bordo do vapor Juparanã.

Em Linhares, encontrou Manoel Salustiano de Souza, seu futuro sogro. Fez de sua profissão um sacerdócio e logo começou a conquistar a confiança, o respeito e admiração dos moradores da região.

Casou-se com dona Therezinha de Jesus Mendes Gomes, de cuja união nasceram três filhos: Manoel Salustiano Mendes Gomes e Pedro Mendes Gomes, ambos já falecidos, e Emir de Macedo Gomes Filho.

Nas eleições de 1954, Manoel Salustiano, o sogro de Emir, enfrentara Gerles Gama e conseguiu vencê-lo. Porém, morreu no dia 27 de novembro do mesmo ano. Em 31 de janeiro de 1955, José Carlos Brito, vereador-presidente da Câmara ora empossada, convocou eleições para prefeito, realizada em 20 de março do mesmo ano.

Emir disputou – e venceu – as eleições de 1955, não contra Gerles Gama, mas contra Antenor Elias, que lançou o nome na tentativa de obter o apoio dos eleitores de Manoel Salustiano. A posse ocorreu em 3 de abril de 1955. Mesmo com uma arrecadação pequena, ele organizou a prefeitura e fez ótima administração.

No último ano do mandato, em 1958, Emir deixou a prefeitura para se candidatar a deputado estadual. Venceu com 4.407 votos, começando ali uma sequência de vitórias para o cargo. Foram sete conquistas seguidas – é o recordista de mandatos de deputado estadual no Espírito Santo.

Em 1962 obteve 3.068 votos; em 1966, 4.692; em 1970, 6.164; em 1974, 12.281; em 1978, 14.875; e em 1982, 12.633 votos. Não disputou as eleições de 1986 e deixou o cargo em 31 de janeiro de 1987, após 28 anos.

A partir do primeiro mandato ocupou diversos cargos na Assembleia Legislativa, inclusive a presidência, no período 1971-1972. Emir também se destacou como secretário de Estado de vários governos, viabilizando obras e desenvolvendo ações de grande alcance.

Em sua trajetória política, perdeu apenas uma eleição: para prefeito, em 1976. Concorrendo pela Arena, foi o mais votado do pleito, com 10.370 votos, mas a vitória ficou com Antonio Muniz dos Reis, que recebeu 6.033, sendo o mais votado do MDB. Isso porque prevalecia na época a soma de votos obtida por cada partido.

A Arena (Aliança Renovadora Nacional) lançou dois candidatos a prefeito: Emir e José Rodrigues Maciel e somou 12.925 votos; o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) apresentou três concorrentes: Antonio Muniz dos Reis, Joel Roberti e João Gama Filho e alcançou 13.647 votos, vencendo por uma diferença de 722 votos.

Além de político conceituado, Emir de Macedo Gomes se destacou como um dos primeiros médicos da história de Linhares. Procurava atender a população de todo jeito, mesmo que tivesse que descer o rio em canoa e ou ir a cavalo.

Muitas vezes batiam na janela de sua casa, à noite, na Rua da Conceição, e ele interrompia o sono para visitar os doentes. Exercia a medicina com amor ao próximo e espírito fraterno.

 

Arquivo TERRAL

Emir de Macedo Gomes venceu sete eleições seguidas para deputado estadual e é o recordista de mandatos na Assembleia Legislativa do ES

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.