Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

O remédio para todos os males - Por Sergio David

Publicado em 28/04/2020. https://jornalterral.com.br/t-may

Corria o ano de 1977 e eu iniciava minha carreira de engenheiro agrônomo da EMATER-ES, lotado no Escritório Local de Barra de São Francisco, região Noroeste do Estado.

Um belo dia o meu chefe me encarrega de dar continuidade a um curso na cultura do milho no Córrego da Paulista. Teria que falar sobre controle de ervas-daninhas. Imediatamente perguntei ao meu supervisor se não poderia pular essa etapa do curso.

– Dr. Wilson, veja bem, esse córrego é de relevo acidentado e isso impede o uso de herbicidas. Assim todo, o controle das ervas é feito através de capina manual com enxada. E aí eu te pergunto: O que é que eu vou falar para esses agricultores?

– Olha Sérgio, você tem que aplicar o curso. Como, eu não sei. Só sei que o recurso é do PIPMOR, Programa Integrado de Preparação da Mão-de-Obra Rural, e vem direto de Brasília. O curso inicia-se às 8h e tem que terminar às 16h. Estamos sujeitos a uma fiscalização e caso descubram que essa etapa não foi cumprida podemos perder todo o recurso financeiro do programa.

Como todo bom principiante, acreditei nas palavras do chefe e no outro dia, pela manhã, dirigi-me para o Córrego da Paulista, para aplicar a indesejável etapa do curso.

Ia muito preocupado com o que um recém-formado teórico poderia falar para agricultores práticos sobre capina manual. No meio do caminho resolvi parar numa “vendinha” para tomar café. Nisso, aparece um sujeito abrindo e esparramando, no chão da venda, um grande mapa de pano do corpo humano, Era daqueles vendedores de remédios fitoterápicos:

E aí o cara começou:

– Pepitoterazini, mamão jaracatiá, o remédio para todos os males, vindo diretamente da Amazônia, cura chulé, coceira, zique-zira, sarampo, caxumba, catapora, gonorreia  e “nervoasiático”.

Aí começou a juntar um monte de gente na venda, posto que o cara tinha o dom da oratória. Imediatamente resolvi convidar o sujeito para ajudar a preencher as minhas exigentes oito horas de curso.

– Quantos agricultores vão estar lá?, ele me perguntou.

– Creio que cerca de 40 a 50, respondi.

Lá chegando, compus a mesa, fiz a abertura e falei sobre a programação de todo o curso. Em seguida, falei sobre os intervalos para o café e para o almoço, agradeci ao dono da propriedade, agradeci a dona da casa e fiz mais todo o tipo xaropada para comer o tempo. Depois de 30 minutos de embromação, finalmente, passei a palavra para o curandeiro.

E aí ele desenrolou o mapa do corpo humano e começou:

– Pepitoterazini, mamão jaracatiá, o remédio para todos os males, vindo diretamente da Amazônia, cura chulé, coceira, zique-zira, sarampo, caxumba, catapora, gonorreia  e “nervoasiático”.

Mostrava a doença no mapa e danava a vender a milagrosa pomada.

– É três pomadas por doze cruzeiros, se comprar cinco paga somente 15 merréis.

De vez em quando ele apertava um pedal e surgia, inesperadamente, um boneco falante de dentro de um saco. Em seguida voltava:

– Pepitoterazini mamão jaracatiá,,, o remédio para todos os males... cura chulé... três pomadas por doze cruzeiros, se comprar cinco paga somente 15 merréis.

Outras vezes tocava uma flauta e saía uma cobra jiboia dançando, sinuosamente, de dentro de um balaio.

Depois de umas duas horas de apresentação e muitas vendas, o cara virou para a plateia e disse:

– Agora vocês vão ver como minha Cacilda é mansa.

E aí colocou a cobra em meu pescoço. Fossem os dias de hoje jamais permitiria tal ato. Acontece que eu, recém-formado, na minha insegurança da época, pensei que tal façanha contribuiria para mostrar que não era tão urbano, que era também prático, e que assim ganharia a confiança e o respeito dos agricultores.

Quando as gélidas escamas da Cacilda tocaram a minha pele, arrepiei-me de medo, mas tentei aparentar tranquilidade.

E o lazarento voltou à cantilena:

– Pepitoterazini mamão jaracatiá... o remédio para todos os males...

Depois de alguns minutos comecei a perceber a cara de medo estampada nas faces da maioria dos agricultores.

Aí comecei a pedir ao doutor curandeiro para retirar a Cacilda do meu pescoço.

Mas ele, com os dedos repletos de notas dez e vinte cruzeiros, continuava:

Cura chulé, coceira, zique-zira, sarampo, caxumba, gonorreia....

Subitamente, a jiboia, com aquela cabeça pavorosa, desceu pelo meu antebraço, deu a volta na minha mão e começou a apertar meus dedos.

– Ei, ei, ei, ei cara! Tira a Cacilda daqui, tira a cobra daqui do meu braço, tá doendo meus dedos.

E o desgraçado nem aí para mim.

Quando puxei o braço para tentar safar-me, a horripilante Cacilda resolveu dá uma mordida na minha mão esquerda.

Aí bateu o desespero. Corri em direção aos agricultores.

– Tira, tira, tira, tira. Pelo amor de Deus, tirem essa cobra do meu braço!

Quando percebi que todos corriam de medo e de mim, não me contive e aí saiu o grito que jamais deveria ter saído da boca de um engenheiro agrônomo “prático e corajoso”:

- Mamããããããããe!!!!!!!!

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.