Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

O segredo do cofre - Por Sergio David

Publicado em 30/05/2020. https://jornalterral.com.br/t-Vbl

Década de 1950, no vilarejo de Vargem Alta, então distrito de Cachoeiro do Itapemirim, ES, Felippe David, meu avô, árabe da gema, era o sócio majoritário da firma Irmãos David Comércio Ltda. Os outros dois sócios eram os seus filhos Emílio e Fued. O primeiro, típico árabe de sangue quente, a despeito do bom coração, era extremamente temperamental. Por isso, estrategicamente, era quem fazia as cobranças dos clientes. Já o Fued era manso como um cordeiro, gentil, educadíssimo e de fala pausada. Por isso era o responsável pelas vendas do comércio.

Passados vinte anos, com o crescimento da empresa, houve a necessidade de mudança da matriz para Cachoeiro, continuando a filial em Vargem Alta, sob a gerência de Fued.

Um belo dia Felippe pediu que enviasse o velho cofre para a matriz. Esse cofre era enorme, muito antigo, de ferro fundido e devia pesar quase meia tonelada. Por essa razão, o caminhão Ford da Cia seguiu junto com quatro empregados para Vargem Alta.

Gastaram duas horas e meia na ida, subindo a serra, por estrada de chão precária, em dia de chuva e de muito barro. Após cinco atolamentos, eis que o caminhão chega na venda de Fued.  O pesado cofre só conseguiu ser colocado na carroceria do caminhão depois da ajuda de mais quatro funcionários da filial.

Mais duas horas de volta, descendo a serra, debaixo de temporal, deslizando no barro e o cofre, finalmente, chega a Cachoeiro.

Mais meia hora para descarregar e Felippe pergunta ao motorista:

– Ai lá Artur, cadê a segreda da cofre?

– Num sei não seu Felippe, seu Fued não me falou nada.

Felippe desesperou-se:

– Burra... burra... burra... Fued sempre foi burra. Como aquela mula esquece da segreda? E como eu vai a abrir a cofre? Ai lá, eu vai mandar matar Fued.

Na verdade, Fued não havia esquecido o segredo. O que aconteceu é que ele, durante vinte anos manuseando o botão do cofre com os dedos, frequentemente, gordurosos de manteiga, banha e trigo, acabou por entupir a escala de números. Ele não sabia mais o segredo original, tinha as suas próprias referências e estava com medo de dizer isso ao pai.

O caminhão teve que voltar para Vargem Alta para buscar o segredo. Entre ida e volta, mais cinco horas de sofrimento e o caminhão retorna com uma carta contendo o segredo:

Querido papai, desculpa ter esquecido, segue, anexo, o segredo do cofre:

Quando Felippe David leu o anexo, quase teve um infarto:

– Filadabuta...não, agora eu não vai mais mandar matar Fued, eu mesma vai matar Fued.

Depois de ler o segredo, não restou a Felippe alternativa senão mandar o caminhão de volta com o cofre e os oito empregados a Vargem Alta. Enfrentaram, de novo, a terrível estrada com chuva e atolamentos para recolocar o cofre no mesmo lugar. Lá o neto Tuffy limpou, com chave de fenda, a escala engordurada do botão do cofre. Depois o genro João Luiz recodificou as referências de Fued para o acesso ao segredo original.

No anexo da carta enviada ao pai, que quase culminou com sua morte, estava escrito:

– Três voltas para o lado da casa da comadre Iracema. Para. Duas voltas para o lado da casa do falecido Sebastião Martins. Para. Mais três voltas para o lado da barbearia do Berico. Para. Uma volta para o lado da peça de chita. Pronto: abre a tranca.

 

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.