Terça-Feira, 23 de abril de 2024

O vasto acervo de Jorge Solé e a sua paixão pelo ES

Publicado em 27/01/2021. https://jornalterral.com.br/t-PP4

Divulgação

Jorge Solé já realizou mais de 100 exposições no Brasil e no exterior, com mais de 20 de mil gravuras

 

Nascido em Santa Vitória do Palmar (RS), Jorge Solé reside há 30 anos no Espírito Santo e não esconde a sua paixão pelas terras capixabas. Ele escolheu Manguinhos, na Serra, para se estabelecer, montar o atelier e mostrar o seu vasto acervo.

Pintor, ilustrador, mosaicista, xilógrafo e artista plástico, Solé busca inspiração em livros: “Normalmente, na literatura. Como sou um leitor voraz, me inspiro lendo” revela. “Tenho uma biblioteca muito grande e vou pinçando palavras, cores e formando o que irei passar para a tela depois”, explica.

Essa relação estreita do artista gaúcho com a literatura também é percebida pelo apelido dado a ele pelo escritor Carlos Nejar, membro da Academia Brasileira de Letras: “O poeta das cores”. Ambos foram responsáveis, em 1991, pelo primeiro livro feito em papel reciclado no Brasil. Solé é o autor do projeto e ilustrações do livro Meus estimados vivos, de Carlos Nejar.

Amigo há 30 anos de Jorge Solé, o jornalista Marcelo Martins destaca que o artista já realizou mais de 100 exposições no Brasil e no exterior, com mais de 20 de mil gravuras. Para a professora Helaine Barroso dos Reis, é uma honra saber que Solé escolheu o solo capixaba para viver e externar seu talento ímpar.

“Ele ilustrou álbum de gravuras, livros, cartazes, convites para os poetas Ledo Ivo e Carlos Nejar, Olga Savary, Gilberto Mendonça Telles, Adilson Vilaça, Oscar Niemeyer, Fernando Henrique Cardoso, Leonardo Boff, Marcos Acioly e diversas instituições, dentre as quais, Unesco, Banco Central do Brasil, OAB-ES, CNBB, Ufes e Congresso Nacional”, registra Helaine.

 

Divulgação

Helaine Barroso dos Reis: “É uma honra saber que Jorge Solé escolheu o solo capixaba para viver e externar seu talento ímpar”

 

O artista escolheu Manguinhos, na Serra, para se estabelecer, montar o atelier e mostrar o seu vasto acervo

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.