Quinta-Feira, 18 de abril de 2024

O vazio existencial

Publicado em 09/03/2022. https://jornalterral.com.br/t-Rw4

Divulgação

Escultura Melancholy (Melancolia) do artista romeno Albert György

O vazio existencial é cada vez mais discutido. O tema foi retratado com maestria, em 2012, por meio da escultura Melancholy (Melancolia) do artista romeno Albert György. A obra fica às margens do lago de Genebra, na Suíça, e faz refletir e muito a respeito de vida e de quem somos.

Para expressar o sofrimento e a solidão humana, o artista projetou um homem sozinho, com a cabeça baixa e um enorme buraco no lugar de seu peito.

O tema em questão mereceu o seguinte registro do escritor Aguinaldo Luiz Giuriatto:

 

A sociedade atual tornou-se líquida, descartável; sem apoio, sem ‘pai simbólico’ que garanta o princípio da autoridade, do que pode, do que não pode. Está sim passando por um momento difícil: muita violência, corrupção, mortes, drogas e divisões; até podemos afirmar que nossa sociedade está doente!

Passamos por um ‘Desengajamento Social’, onde perdeu-se a noção do limite, da razoabilidade. A violência, por exemplo, chega a ponto de causar horror, consternação. Por outro lado, há também o fenômeno da ‘Imunização Cognitiva’, onde o que vale é aquilo que eu penso, que eu acho que é, e nos tornamos fanáticos na defesa dos nossos pontos de vistas; perdemos a razão também.

Mas há saída; é preciso parar, pisar no freio, silenciar, buscar ajuda se necessário. E isto já está acontecendo. É possível mudar, e de sobremaneira, ainda ter esperança. Esperança do verbo ‘esperançar’, que é acreditar, ter confiança. Não é esperança de ficar a esperar, sem buscar, sem fazer algo para alcançar.

O bem sempre vence o mal. Portanto, resgatar a esperança no ser humano é também capacitá-lo a se indignar e a se encorajar. Indignar pela situação de violência e de injustiça que se vive hoje; por outro lado, fortalecer o homem na coragem de reagir a esta situação; denunciar, não se omitir; enfrentar os presentes desafios à paz, à saúde, à dignidade humana.

O próprio sentido de ser saudável, estar bem, estar curado, em equilíbrio e em paz deve necessariamente passar por uma visão mais psicossomática, espiritual e relacional do ser humano. A tendência psicossomática vê o ‘ser humano’ na sua totalidade, saudável ou doente, de forma mais integrativa. Este deveria ser o escopo de cada um de nós: ter Saúde. Os antigos já diziam: ‘mente sã em um corpo são’ (mens sana in corpore sano).

São estas as melhores orientações para uma vida mais saudável: dieta bem orientada, respiração profunda, ginástica perseverante, cultivo de pensamentos positivos, trabalhar naquilo que se gosta, seguindo suas aptidões, e estar em paz com Deus e com sua consciência. Se você observar isso, irá garantir uma vida mais equilibrada e feliz.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.