Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Partido pede abertura de comissão processante na câmara contra vereador

Publicado em 26/02/2021. https://jornalterral.com.br/t-Nm8

O diretório municipal do Podemos protocolou na Câmara de Linhares, quinta-feira (25), pedido de instauração de comissão processante contra o vereador Valdir Rodrigues Maciel por quebra de decoro parlamentar. O requerimento deve ser apreciado na sessão da próxima segunda-feira (1/3).

Valdir Maciel é filiado ao Podemos, partido que é presidido em Linhares por Johnatan Depollo, seu suplente. Em sentença proferida no dia 10 deste mês, o juiz eleitoral Gideon Drescher julgou procedente a representação movida pelo Ministério Público (MP) e cassou o diploma do vereador.

No documento protocolado na câmara, o Podemos solicita que sejam aproveitados os depoimentos prestados em juízo, “pois possuem validade jurídica, visto que foram prestados perante a autoridade judiciária e na presença do representante do Ministério Público e dos advogados de defesa”.

Destaca ainda que é parte legitima para requerer a necessária abertura do processo administrativo contra o vereador, uma vez que ele foi eleito pela sigla. E ressalta que sentença exarada pelo juiz da 25ª Zona Eleitoral de Linhares culminou com a cassação do diploma do vereador.

Na representação, o MP acusa Valdir Maciel de prática de captação ilícita de votos nas eleições de 2020. De acordo com a denúncia, ele teria pessoalmente e por intermédio de terceiros prometido pagar R$ 80,00 para diversos eleitores com a finalidade de obtenção dos respectivos votos em seu favor.

Conforme o MP, Maciel teria contratado pessoas para trabalhar em sua campanha e também para realizar “boca de urna” no dia da eleição, além de determinar que as mesmas exercessem a figura de intermediárias, prometendo pagamento a eleitores para votar nele.

Valdir recebeu 1.529 votos no pleito de 15 de novembro passado, foi diplomado em 17 dezembro e tomou posse no dia 1º de janeiro deste ano.

 

Divulgação

O Podemos quer que a Câmara de Linhares instaure processo contra o vereador Valdir Rodrigues Maciel (foto)

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.