Arquivo TERRAL

Formulário entregue pelo presidente Thiago Durão Pandini mostra como está Linhares hoje e apresenta propostas para o período 2025 - 2050
O presidente da 3ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - ES, Thiago Durão Pandini, entregou no início deste mês o formulário de contribuição participativa para a Agenda Linhares 2025 - 2050, que está sendo preparada pela D. Porto Editora. Ele apoia a iniciativa e apresentou propostas para o município e os seus moradores. “Devemos dialogar muito sobre Linhares”, disse.
No formulário, o advogado aponta, como pontos fortes do município, a economia diversificada, com agricultura, indústria e turismo bem integrados; e o crescimento do mercado de trabalho, com mais de 1,1 mil vagas formais só no primeiro trimestre deste ano – número impulsionado pela indústria, comércio e serviços.
Thiago Durão Pandini também destaca o alto índice de transparência e eficiência na gestão pública, ocupando a 22ª posição entre 410 cidades, e a rica biodiversidade e recursos naturais, citando a Reserva Vale e as muitas lagoas, o que traz potencial turístico e de preservação ambiental.
Como fragilidades e desafios, o advogado ressalta a infraestrutura urbana desigual, com problemas de poluição e na falta de coleta de esgoto em áreas próximas às lagoas, além de a necessidade de avançar no transporte público e na mobilidade urbana, ainda insuficiente em localidades como Povoação.
Thiago Pandini cita ainda: pressões ambientais sobre comunidades tradicionais (quilombolas) e áreas de proteção, que exigem atenção especial; e o crescimento populacional e urbanístico sem planejamento pleno, o que gera desafios em saneamento, mobilidade e habitação.
Sobre perspectivas e propostas para o período 2025 - 2050, o presidente da 3ª subseção da OAB - ES optou por apresentar propostas levando em conta três períodos. No primeiro, de 2025 a 2028, defende a implementação do programa Desenvolve + Linhares, focado em atração de investimentos com sinergia no campo, indústria e tecnologia, e na desburocratização.
Propõe também investir em capacitação profissional e formação técnica, com salas do empreendedor, cursos e suporte ao MEI; e reforçar a infraestrutura básica nas áreas nascentes, prevendo saneamento, drenagem e coleta de lixo, em especial no bairro Interlagos e nas imediações da lagoa do Meio, além de outras localidades.
A médio prazo, de 2028 a 2035, Thiago Durão Pandini sugere ampliar e modernizar o aeroporto regional, estimulando turismo, intercâmbio logístico e potencial agrícola, e desenvolver mobilidade integrada com terminais rodoviários e opções complementares, como ônibus, micro-ônibus e ciclovias.
Propõe também criar um sistema de gestão ambiental urbana, monitorando lagoas e os níveis de poluição, e uma política de apoio voltada para as comunidades tradicionais, citando como exemplo os quilombolas da região do Degredo.
A longo prazo, de 2035 a 2050, o presidente da subseção da OAB defende a consolidação de Linhares como polo turístico ecológico, por meio da Reserva Vale, lagoas e litoral, com roteiros integrados, hospedagem sustentável e educação ambiental, e o fomento à bioeconomia e pesquisa científica na Reserva Vale, com parcerias entre universidades e empresas, viveiro de mudas e monitoramento da fauna.
Defende também a promoção de planejamento urbano inclusivo, com habitação acessível, zona verde urbana e revitalização de bairros degradados; e o fortalecimento do setor agrícola com tecnologia: agroflorestas, drones e produção sustentável, além de logística eficiente, por meio de frigoríficos, transporte e exportação.
Agenda Linhares será lançada neste mês
Felipe Reis

O documento reúne informações sobre Linhares (foto) e propõe ações para os próximos anos
A Agenda Linhares 2025 - 2050 reúne informações sobre o município e propõe ações para os próximos anos, em diversas áreas, a fim de melhorar os serviços e assegurar o bem-estar da população. O documento, que será lançado neste mês, mostra que Linhares cresce e, por essa razão, precisa enfrentar problemas e apresentar soluções.
Os trabalhos estão concentrados nas seguintes áreas: Agricultura, Assistência Social, Cultura e Turismo, Desenvolvimento Econômico e Urbano, Educação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Obras, Serviços, Saúde e Segurança Pública.
Para elaborar a Agenda, a D. Porto Editora interage com representantes do poder público, da iniciativa privada, entidades, estudantes e moradores. O planejamento passa por dois eixos. No primeiro é abordado o momento que o município atravessa; e no segundo são citados os problemas e as propostas de como equacioná-los ou amenizá-los.
Além disso, os jornalistas Daniel Porto e Marcelo Martins, que cuidam do conteúdo, analisam trabalhos já publicados. O mais recente é o Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo ES 500 Anos, lançado pelo governo do estado com propostas que incluem Linhares. O plano estabelece metas e estratégias para promover o desenvolvimento sustentável até 2035.
Os jornalistas pesquisam outros documentos, como a Agenda 21 (2005-2025), lançada pela prefeitura de Linhares em 2005; o Plano Estratégico 2014 - 2030, organizado pela Adel (Associação para o Desenvolvimento de Linhares); e o plano de governo 2025 - 2028, registrado pelo prefeito Lucas Scaramussa e o vice-prefeito Franco Fiorot no Tribunal Superior Eleitoral.
Outra referência da Agenda é o programa Desenvolve + Linhares, lançado no dia 25 de abril por Franco Fiorot, vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. O plano tem oito eixos e propõe políticas públicas baseadas em projetos e ações que visam atrair investimentos e contribuir para um ambiente competitivo e justo de negócios.