Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Procon-ES orienta lojistas e intensifica fiscalizações

Publicado em 04/12/2020. https://jornalterral.com.br/t-Leq

Com a proximidade das compras de fim de ano, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) reuniu leis consumeristas e as encaminhou para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio) e à Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Espírito Santo.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar os lojistas associados a atuarem de acordo com as normas de defesa do consumidor, sobretudo neste período de grande volume de vendas. O Procon-ES intensifica as ações para verificar se houve a adequação às legislações consumeristas.

Os fiscais observam se os produtos expostos têm informações quanto à precificação (preço à vista e a prazo, taxa de juros aplicada); sobre as formas de pagamento e se o fornecedor informa, em local e formato visíveis ao consumidor, eventuais descontos oferecidos, entre outras exigências.

Para o diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, do órgão tem o dever de proporcionar uma relação de consumo mais equilibrada, por meio de orientação permanente a consumidores e lojistas. “Precisamos coibir o descumprimento às normas consumeristas e resguardar os direitos dos consumidores”, disse.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone 151 ou por meio do App Procon-ES (disponível para Android). Reclamações devem ser formalizadas pelo aplicativo ou na sede do órgão, mediante agendamento realizado no site www.procon.es.gov.br.

 

Secom-ES

O Procon-ES orienta os lojistas a atuarem de acordo com as normas de defesa do consumidor

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.