Sexta-Feira, 17 de setembro de 2021

Projeto amplia participação de empresas no processo das compras governamentais

Publicado em 26/07/2021. http://jornalterral.com.br/t-qX3

Secom-ES

O Projeto Compre do ES foi lançado nesta segunda-feira (26)

O governador Renato Casagrande lançou nesta segunda-feira (26) o Projeto Compre do ES, que vai ampliar o acesso ao mercado das compras governamentais para as micro e pequenas empresas locais. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer e aumentar a competitividade dessas empresas, promovendo o desenvolvimento econômico e social.

O projeto faz parte das ações do Plano Espírito Santo – Convivência Consciente e pretende contribuir para a movimentação da economia, ampliando oportunidades para empresários de Micro e Pequenas Empresas (MEI, ME, EPP) do Espírito Santo que têm interesse em vender para o Governo do Estado e para outros órgãos públicos municipais, estaduais ou federais.

Para o governador, esse é mais um passo para incentivar o consumo dentro do Espírito Santo. A ideia é permitir que as pequenas e microempresas tenham preferência na venda para o Governo do Estado e que as prefeituras possam aderir ao programa, incentivando as compras locais, para que a riqueza, a prosperidade e os empregos permaneçam no território capixaba.

Casagrande afirmou que em nenhum momento o Estado deixou de estender a mão a quem mais sofreu na pandemia. “Agora, damos mais um passo na direção da retomada da economia com a criação de oportunidades e a geração de empregos e renda para os capixabas”, afirmou.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, explicou que o projeto vai promover a qualificação das empresas, estimulando fornecedores a aperfeiçoarem e ampliarem sua rede de negócios, estabelecendo prestação de serviços com maior eficiência e qualidade.

Ele explicou que o objetivo do Governo do Estado é possibilitar a participação de MPE locais no processo das compras governamentais, dando prioridade na contratação dessas empresas quando o preço ofertado em disputas for até 10% superior do que o melhor preço válido.

Para que o programa tenha êxito, está prevista a capacitação de 120 servidores e 120 empresários até 2022, bem como a realização de 10 rodadas de oportunidades. Parceiro da iniciativa, o Sebrae fará a capacitação, criação e divulgação de ações/eventos de aproximação e de oportunidades de negócios para as Micros e Pequenas Empresas.

De acordo com o superintendente do Sebrae, Pedro Rigo, é uma oportunidade para que micro e pequenas empresas possam se tornar mais competitivas na participação das compras do Governo.

“Agora, com a regulamentação do benefício que prioriza a contratação de pequenos negócios sediados no Estado, teremos de fato uma consolidação da política de ampliação do acesso ao mercado das compras públicas voltado para aquelas que movem a economia capixaba”, avaliou.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.