Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Projeto vai gerar renda para famílias do Degredo a partir da meliponicultura

Publicado em 21/12/2021. https://jornalterral.com.br/t-2DD

Divulgação

Projeto conta com a capacitação para criação de abelhas nativas sem ferrão e busca a produção de mel e derivados

O projeto de geração de renda para famílias do Degredo a partir da meliponicultura conta com a capacitação para criação de abelhas nativas sem ferrão e busca a produção de mel e derivados (pólen, própolis etc.) nas comunidades de Regência, Povoação, Areal, Entre Rios e Degredo, na Foz do Rio Doce, em atendimento às cláusulas 129 e 130 do TTAC.

O Plano Estratégico de Negócios, instrumento fundamental deste projeto, contará com elementos que vão informar para os participantes sobre o que será produzido, qual a demanda dos produtos, como produzi-los, para quem vender e como vender e, ainda, como gerenciar o negócio da meliponicultura.

Tudo será feito a partir de um estudo de viabilidade econômico-financeira que vai definir padrões de governança a serem observados, e, inclusive, uma projeção dos próximos cinco anos para garantir a continuidade do negócio, sempre com foco na geração de renda para os usuários.

A apicultura já é praticada no Degredo por meio de pessoas de referência no ofício em termos de conhecimento técnico e na prática produtiva. Nesse contexto, a meliponicultura, por não apresentar riscos de acidentes e não exigir cuidados intensivos, se revela uma oportunidade de estimular a atividade no território.

Um dos programas do PBAQ (Plano Básico Ambiental Quilombola), que está em consulta neste momento, o PG 15 – Intensificação da Atividade de Apicultura no Território, foi elaborado com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da apicultura na comunidade. Além disso, prevê a capacitação dos comunitários para a criação de abelhas sem ferrão. Aproveitando a oportunidade, o projeto de meliponicultura vai executar esta parte do programa 15 do PBAQ. 

A ATI ASPERQD participou de uma reunião com a Fundação Renova no começo deste mês e pretende fazer um levantamento dos interessados pela equipe de mobilização no início de janeiro. E no dia 13 de janeiro, às 14h, nas fará uma reunião em sua sede com os interessados para explicar um pouco mais do projeto, tirar dúvidas e combinar algumas questões para avançar junto no processo de reparação.

Depois, a Tetra Mais, que executará o projeto, vai começar a sua atuação no território, apresentando seu plano de trabalho para os futuros criadores de abelhas sem ferrão do Degredo.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.