Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Qualifica Degredo: levantamento prévio de interesse em cursos

Publicado em 03/09/2021. https://jornalterral.com.br/t-nXK

Divulgação

Qualifica Degredo é uma iniciativa levantada pela ATI ASPERQD, que está sendo dialogada com a Gerência de Economia e Inovação da Fundação Renova. O objetivo é buscar junto à comunidade cursos de interesse, visando  a  retomada  de  atividade  econômica  e  autossustentabilidade financeira.

ATI ASPERQD propõe que os cursos sejam capazes de oferecer oportunidade para quem não possui experiência e quer aprender uma nova atividade, e também para quem já tem uma habilidade e quer se aperfeiçoar.

Essas sugestões serão discutidas com a Fundação Renova, para que  sejam oferecidos cursos gratuitos para a comunidade do Degredo, auxiliando na reparação dos danos causados pelo desastre da barragem de Fundão e na garantia dos seus direitos, com a contratação de mão de obra local e qualificada.

Os dados foram levantados de casa em casa pela equipe de Relacionamento  com  a  comunidade,  por meio dos  mobilizadores, que  são técnicos que representam o elo entre a ATI ASPERQD e os moradores.

A equipe foi escolhida entre membros  integrantes  dos troncos  familiares  quilombolas, investidos dos requisitos socioculturais da representatividade e autoafirmação enquanto membro integrante da comunidade quilombola.

Elemento fundamental para o desenvolvimento das atividades realizadas pela assessoria, o mobilizador é figura central, como intermediário entre os resultados dos trabalhos realizados pela ATI e a comunidade, além de realizar outras atividades cruciais.

Para o desenvolvimento da pesquisa, os mobilizadores receberam treinamento adequado com a equipe de Estudos e Cursos (ECursos) da ATI ASPERQD, em dois encontros remotos e três presenciais.

A formação da equipe para o levantamento de dados e o trabalho realizado em campo pelos mobilizadores visam a  participação social, o protagonismo, a transparência e a continuação do processo de mobilização já iniciado nas comunidades, respeitando a particularidade do território.

Divulgação

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.