Sábado, 28 de maio de 2022

Qualificar ES oferece cursos para mais de 100 bairros; programa contempla Linhares

Publicado em 24/09/2020. http://jornalterral.com.br/t-NAw

O Programa Qualificar ES abriu 10 mil vagas para os moradores de mais de 100 bairros contemplados pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. As inscrições tiveram início na terça-feira (22). São 10 opções de cursos destinados aos municípios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Serra, Vila Velha, Linhares, Vitória, São Mateus e Guarapari. 

Em Linhares serão beneficiados moradores do Santa Cruz, Planalto, Jocafe 1 e 2, Nova Esperança, Aviso e Interlagos. Uma novidade do Qualificar ES é a modalidade on-line, já que antes da pandemia da Covid-19 a parceria entre os programas acontecia somente por meio dos cursos presenciais.

De acordo com a secretária de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, existem bairros selecionados em que foi identificada maior necessidade da presença do Estado devido ao alto índice de vulnerabilidade social. “A partir disso foram desenvolvidas várias ações conjuntas que envolvem diversos órgãos do Governo estadual”, disse.

A secretária lembrou que essas não são só ações de sua pasta. “São também ações ligadas às áreas de segurança pública, assistência social, empreendedorismo, entre outras. A nossa parte é oferecer cursos gratuitos de qualificação que sejam adequados para a realidade dos residentes desses bairros”, afirmou.

Cristina Engel explicou que a Secretaria trabalha para oferecer cursos que sejam factíveis de serem feitos e que gerem condições de empreendedorismo para que o cidadão possa abrir seu próprio negócio. “São cursos que podem aprimorar ofícios ou talentos que as pessoas já tenham ou que possibilite aprender algo novo”, informou.

As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de outubro no site do programa: www.qualificar.es.gov.br . No mesmo site pode ser acessado o edital da oferta. No edital, o candidato tem acesso à lista com todos os bairros contemplados.

O resultado será divulgado no mesmo site no dia 13 de outubro. As aulas terão início no dia 20 do mesmo mês. A seleção será realizada pela ordem de inscrição. Os requisitos são: ser morador dos bairros contemplados pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida; ter mais de 16 anos e ter acesso à internet.

Os cursos acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do Qualificar ES, e as aulas podem ser feitas de qualquer lugar do Estado e em qualquer horário, por meio de smartphones, tablets e computadores. Os alunos aprovados no curso recebem certificação.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) oferece, por meio do Programa Qualificar ES, 36 mil vagas em cursos on-line gratuitos para os moradores de todo o Espírito Santo. As vagas fazem parte da 4ª oferta de 2020, a última do ano.

As 36 mil vagas são divididas em dois editais de seleção. Na terça-feira (22) foram abertas 10 mil vagas para os moradores dos bairros contemplados pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

O segundo edital será aberto no dia 27 de outubro, com 26 mil vagas, destinadas aos moradores de todo o Espírito Santo. Ao todo, 13 opções de cursos serão oferecidas nas 26 mil vagas.

 

Divulgação

O governo do ES contempla moradores do Estado por meio de cursos

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.