Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Quando o coração dispara e o responsável é a ansiedade

Publicado em 22/08/2019. https://jornalterral.com.br/t-nqK

É fato que a mente humana tem o poder de nos fazer crescer ou de nos derrubar, e que aprender a controlar os pensamentos é necessário quando se trata da temível ansiedade. Se os pensamentos forem negativos e difíceis de serem controlados, podemos ter descontrole em algumas áreas de nossas vidas, incluindo a financeira e a profissional.

É muito doloroso deixar a mente vagar pelo terreno da ansiedade que é o medo incontrolável do amanhã e o que ele trará consigo. Ter controle sobre estes pensamentos é a chave para tomar as rédeas da vida novamente.

É preciso identificar quais são os medos que estão impedindo a subida em mais um degrau na escada da vida. Dizer para esses medos que eles não são obstáculos na caminhada – e isto só é possível ser feito por nós mesmos.

Sabemos que pensar é bom, mas pensar demais é um problema. Gastamos energia demais pensando. Ler um bom livro ajuda a desacelerar o pensamento e aquieta a alma. Segundo Augusto Cury, “o mundo dos pensamentos pode se tornar uma fonte de deleite ou de terror para o ser humano”.

Se não aprendermos a gerenciar os pensamentos, seremos dominados ou até paralisados por pensamentos negativos e emoções tensas. Infelizmente, vivemos um momento em que os pensamentos inquietantes, o estresse e a ansiedade teimam em se manter no palco de nossas emoções.

Podemos até ter motivos para sorrir, mas as preocupações do cotidiano nos tornam seres altamente ansiosos, irritados e tristes.

A SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado tem níveis altos de gravidade e é caracterizada pela ansiedade, insatisfação, esquecimento, falta de concentração, inquietação, cansaço físico exagerado (acordar cansado) e problemas de origem psicossomáticos como dor de cabeça ou dor muscular.

Pessoas com SPA tendem a não se fixar no presente, estão preocupados com o amanhã e isso tira a beleza da vida e a paz interior.

Somos capazes de superarmos nossos conflitos, combatendo os pensamentos negativos, vivendo o presente, um dia de cada vez, sendo determinado, alegre e seguro, e não escravo dos conflitos.

Navegar pelas águas calmas de uma mente segura, capaz de controlar as ondas e finalmente atracar no porto seguro das emoções saudáveis.

Afinal, ser feliz não é um dom; é um treinamento de pensamentos e emoções.

 

Marcia Nicolini – Psicanalista. Tem como público alvo pessoas na melhor idade.

Contato: (27) 99898 9737

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.