Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Renova executa obras no rio Pequeno

Publicado em 13/05/2020. https://jornalterral.com.br/t-5r2

As obras de rebaixamento dos enrocamentos próximos à ensecadeira de proteção do rio Pequeno, em Linhares, foram iniciadas nesta terça-feira (12). As intervenções devem durar 20 dias e têm como contribuir para o melhor escoamento da água existente no local.

Enrocamento é uma estrutura composta por pedras e outros materiais que foram lançados durante a construção da ensecadeira de proteção. Esse conjunto atua na contenção do fluxo de água que passa pelo local.

Em acordo com a Aecom, que atua como perito judicial da 12ª Vara Federal de Belo Horizonte (MG), o rebaixamento deverá ser feito nos enrocamentos que estão localizados acima (a montante) e abaixo (a jusante) da atual ensecadeira. Assim, os que estão próximos à cota 7 metros de altura serão rebaixados até a cota 6 metros.

A atividade obedece a medidas preventivas para garantir a segurança e a preservação da saúde e bem-estar de colaboradores e da sociedade, em meio ao avanço do novo coronavírus.

Estão envolvidos 10 trabalhadores locais e de áreas essenciais à execução das atividades. Com base nas orientações da Organização Mundial da Saúde, não foram escalados os colaboradores pertencentes aos grupos de risco.

Foram adotadas várias ações, como fácil acesso a álcool gel e a pontos de higienização com sabão; uso obrigatório de máscaras, óculos protetores e distância mínima de 1,5 metro entre os trabalhadores; refeições servidas em marmitex, com talheres descartáveis, e ocupação reduzida nos transportes dos trabalhadores, a fim de garantir mais espaço entre os passageiros.

A ensecadeira é uma estrutura provisória construída para impedir o contato das águas do rio Doce com a lagoa Juparanã. Em caso de aumento do nível do rio, a ensecadeira poderá ser alteada (elevada). A estrutura foi construída, na cota de 6 metros de altura, em cumprimento à decisão judicial proferida pela 12ª Vara Federal de Belo Horizonte (MG).

O nível de água do rio Pequeno acima da ensecadeira de proteção estava em 7,45 metros na segunda-feira (11). Já o nível do rio, localizado abaixo da ensecadeira, encontrava-se em 5,51 metros. A Fundação Renova segue com os trabalhos de monitoramento dos níveis de água do rio Doce.

 

Fundação Renova

A ensecadeira é uma estrutura provisória construída para impedir o contato das águas do rio Doce com a lagoa Juparanã

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.