Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Retomada do Plano de Monitoramento da Qualidade da Água para Consumo Humano em Degredo

Publicado em 05/02/2022. https://jornalterral.com.br/t-8KO

ATI ASPERQD

As coletas do PMQACH retornaram na comunidade do Degredo no dia 26 do mês passado

Em decorrência do rompimento da barragem de rejeito de mineração de Fundão em Mariana/MG, foi estabelecido o Plano de Monitoramento da Qualidade da Água para Consumo Humano (PMQACH), com as diretrizes definidas pela Câmara Técnica de Saúde (composta por representantes do Ministério da Saúde, das Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios atingidos pelo desastre da Samarco, além de representantes dos atingidos) e deliberado pelo Comitê Interfederativo (CIF).

No dia 26 do mês passado as coletas do PMQACH retornaram na comunidade do Degredo. As atividades em Degredo foram paralisadas no final de 2019 após insegurança e denúncias da comunidade quanto a empresa contratada pela Fundação Renova para realizar as coletas e após por conta da pandemia. O retorno das coletas foi anunciado no final de dezembro de 2021 e comunicado para a comunidade no início de 2022, com um vídeo interativo.

A ATI ASPERQD assessorou a Comissão Quilombola do Degredo (CQD) durante as coletas, registrando com fotografias, vídeos e produção de relatório, que serão apresentados para a Câmara Técnica de Saúde (CT SAUDE).

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.