Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Seu Avides

Publicado em 25/10/2019. https://jornalterral.com.br/t-B8Z

Corria o ano de 1976, na cidade de Afonso Cláudio, região serrana do Espírito Santo, e existia por lá um senhor chamado Avides Cassiano. Homem do campo, sério, honestíssimo, líder rural inconteste, daqueles que se pode confiar sempre. Aproximavam-se as eleições e quase toda a cidade correu a sua casa implorando para que o mesmo se candidatasse ao cargo de vereador.

Avides relutava em aceitar o pedido porque, sabedor que era analfabeto de pai, mãe e parteira, pouco sabia da escrita e temia a arte de discursar ou falar em público. Contudo, não pôde resistir ao apelo pessoal do então prefeito Leni Alves de Lima, bem como dos sindicatos – Patronal e dos Trabalhadores Rurais – do município.

Naquela época existiam apenas dois partidos políticos: a Arena, que dava sustentação ao regime, e o MDB, que fazia oposição. Por pressão dos amigos, optou pela Arena e, meio a contragosto, lançou sua candidatura ao apagar das luzes do dia da inscrição.

Para sua surpresa, elegeu-se o vereador mais votado do município, o que lhe credenciara a assumir o cargo de presidente da Câmara. Em meio às comemorações confidenciou aos amigos o seu desespero em ter que discursar na abertura dos trabalhos.

– Ora Seu Avides, prá que se preocupar com isso?, perguntou um amigo.

– Mas, ô coisa, eu nunca usei terno, nunca discursei na minha vida e de mais a mais nunca sentei num banco de escola. Cuméque que eu vou fazer discurso?

– Não tem problema não. Vai lá na Dona Dalza, que é a Diretora do Colégio, que ela ajeita esse discurso pro senhor.

E aí, no dia da posse, lá estava o Seu Avides, todo empacotado em terno de linho branco, quase que impedido de mover a cabeça lateralmente, face ao uso de uma brilhante gravata vermelha com o colarinho apertadíssimo logo abaixo do queixo. Sentado ao centro da grande mesa, atrás de uma imensa corbeille de flores, com um monte de papéis da Dona Dalza nas mãos, iniciou o seu discurso:

– Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Dr. Leni Alves de Lima. Excelentíssimo Senhor Juiz de nossa Comarca, Dr. Paulo Copollilo. Excelentíssimos Senhores Vereadores eleitos. Senhoras e Senhores.

Pigarreou, e no átimo empostou a voz e soltou:

– Bom dia, Boa tarde ou Boa noite, conforme a ocasião.

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.