Domingo, 5 de maio de 2024

Transporte coletivo em Linhares vive segunda (30) tensa

Publicado em 30/01/2023. https://jornalterral.com.br/t-BY5

Fotos: Arquivo do TERRAL

Em razão da greve dos trabalhadores, os ônibus da Viação Joana Darc não circularam na manhã de segunda (30)

A segunda-feira (30) foi tensa em Linhares para trabalhadores, sindicalistas, usuários do transporte coletivo e a Viação Joana Darc. Às 5 horas, com a deflagração da paralisação dos funcionários, a empresa começou a organizar a circulação de 30% dos ônibus, mas a irritação de alguns usuários fez com que os veículos fossem recolhidos.

Às oito horas, após reunião envolvendo trabalhadores, sindicalistas e empresa, a situação foi resolvida e o atendimento normalizado. De acordo com informações dos presentes, a prefeitura depositou na conta da empresa o auxílio emergencial que havia sido repassado pelo governo federal. Com esses recursos, os salários dos trabalhadores vencidos no dia 21 foram quitados.

Na semana passada, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Norte do Espírito Santo (Sindnorte) comunicou à população que os trabalhadores da Viação Joana Darc haviam decidido entrar em greve a partir de segunda-feira (30), em razão do atraso no recebimento dos salários e do tíquete refeição. A decisão foi tomada em assembleia geral extraordinária realizada na terça-feira (24).

Na segunda-feira (30), conforme Claudenir Monteiro, o Chaveirinho, secretário de Finanças e presidente eleito do Sindnorte, a categoria fez outra assembleia e suspendeu a paralisação após receber os salários atrasados. Além disso, a empresa assumiu o compromisso de antecipar o próximo pagamento de segunda (6/2) para sexta (3). “Que bom que a situação voltou à normalidade”, disse.

O secretário geral eleito do Sindnorte, Eurídio de Paulo Poubel, destaca que a Joana Darc não pode descumprir a convenção coletiva de trabalho em vigor, principalmente na cláusula 5ª, que trata do tíquete refeição, e na cláusula 7ª, que dispõe sobre pagamento e adiantamento de salário. “A greve afeta os usuários do transporte coletivo de passageiros de Linhares e Sooretama”, frisa.

O coordenador operacional da Joana Darc, Eduardo José Gonçalves, explicou que os procedimentos da empresa respeitaram a legislação, os trabalhadores, o sindicato que representa a categoria e os usuários. Ele reforçou que os salários dos funcionários que vencem na segunda (6/2) serão pagos na próxima sexta (3).

Claudenir Monteiro, o Chaveirinho, presidente eleito do Sindnorte, disse que a situação foi resolvida após nova assembleia da categoria

O secretário geral eleito do Sindnorte, Eurídio de Paulo Poubel, destaca que a Joana Darc não pode descumprir a convenção coletiva de trabalho

O coordenador operacional da Joana Darc, Eduardo José Gonçalves, frisa que os salários dos funcionários que vencem na segunda (6/2) serão pagos na próxima sexta (3)

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.