Cid Costa - governo do ES

O anúncio oficial da WEG reuniu representantes da empresa e lideranças políticas, terça-feira (12), em Vitória
Com apoio dos incentivos do governo do estado, a multinacional WEG S.A. vai construir uma fábrica de fios condutores em Linhares. O investimento de R$ 160 milhões foi confirmado na terça-feira (12), em encontro com o vice-governador Ricardo Ferraço, prefeito Lucas Scaramussa, vice-prefeito Franco Fiorot e executivos da empresa.
Ferraço destacou que o trabalho de adensamento das cadeias produtivas e verticalização da indústria é um modelo que consolidado em diversos setores estratégicos e tradicionais do estado. “Trazer para perto outras etapas do processo industrial para otimizar, melhorar a competitividade. Isso está acontecendo nos setores de celulose e papel, rochas naturais, café e também na siderurgia, por exemplo", reforçou.
Garantida no Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES), a nova estrutura será erguida na área da fábrica de motores que a WEG possui em Linhares desde 2011. O início da operação está previsto para 2027. “Iniciamos essa negociação há algum tempo com muito equilíbrio e transparência, apresentando à empresa todas as vantagens de trazer o investimento para o Espírito Santo”, disse o vice-governador.
Ferraço acrescentou: “A confirmação reflete o bom momento que o nosso estado atravessa. Serão mais 170 novos empregos permanentes gerados não só para Linhares, mas para toda a região. O Espírito Santo é um estado organizado, com estabilidade jurídica, incentivos e capacidade real de investimentos. Isso reunido à disposição do empreendedor faz muita diferença na hora da decisão”.
O gerente geral da WEG Linhares e Manaus, Eduardo Hummess, ressaltou que projeto é robusto, bom para a empresa e muito bom para contribuir para o desenvolvimento do estado. “A empresa está no Espírito Santo desde 2011 e vemos sempre o compromisso de fazer dar certo, do jeito certo. Agradecemos em nome da WEG. Esse é um ponto muito importante para consolidação dos empreendimentos", enfatizou.
No detalhamento exposto pelos executivos da empresa, durante as obras para a fábrica de fios serão contratados cerca de 100 trabalhadores. Já para a operação serão 170 postos fixos de trabalho. Com operação prevista para 2027, a unidade terá capacidade inicial de produzir 140 toneladas por mês de fios condutores, com ampliação para 320 toneladas/mês em 2030.
O prefeito Lucas Scaramussa frisou: "Comemoramos aqui as novas oportunidades aos linharenses. Iniciamos essa discussão em janeiro e já estamos confirmando agora. Esse processo de verticalização, de crescimento da WEG, capacidade econômica do governo do estado de conceder incentivos, junto com o município de Linhares, para planejar um ambiente fantástico de oportunidades e renda”.
O vice-prefeito Franco Fiorot lembrou que a fábrica da WEG em Linhares produz diariamente mais de 50 mil motores elétricos e que a unidade para produção de fios condutores vai trazer para perto o fornecimento de um componente essencial à composição dos motores. O projeto contempla a construção de um novo prédio industrial com 12 mil metros quadrados.
Franco citou ainda a aquisição, pela empresa, de equipamentos de última geração para a fabricação de fios, etapa essencial no processo produtivo de motores elétricos. “Com isso, a WEG reforça sua estratégia de verticalização, aumentando o controle sobre a cadeia produtiva e elevando a eficiência operacional. Essas conquistas beneficiam os moradores de Linhares e região”, concluiu.
Cid Costa - governo do ES

O vice-governador Ricardo Ferraço (D) com o prefeito Lucas Scaramussa e o vice-prefeito Franco Fiorot (E)