Sábado, 20 de abril de 2024

O talento e a pujança de Nice Avanza - #gentedaterra

Publicado em 23/12/2023. https://jornalterral.com.br/t-7M3

Nice Nascimento Avanza nasceu em 1º de julho de 1938 em Vitória e faleceu em 15 de maio de 1999 em São Paulo. Na época do falecimento, residia no Pontal do Ipiranga, balneário de Linhares que ela ajudou a impulsionar desde o início de sua urbanização, em 1989. 

Aos 9 anos passou a residir na cidade de São Paulo, onde começou a trabalhar e casou pela primeira vez. Retornou para Vitória na década de 1960 e, incentivada por amigos, passou a pintar. Realizou a primeira exposição em 1969, no antigo Museu de Arte Moderna do Espírito Santo.

Casou nesse período com o produtor rural José Augusto Avanza e a partir daí participou de exposições em diversos estados do Brasil e no exterior. Mudou-se para Linhares em 1971 e deu ênfase à pintura de santos, trabalhadores e frutos, com destaque para o cacau, marca registrada de sua produção criativa.

A propósito, o sucesso como “pintora do cacau" fez com que o conjunto de sua obra sobre o tema passasse a ser chamado de "frutos de ouro".

A obra de Nice é habitualmente classificada como primitivista, naïf ou ingênua, por ter sido alheia às correntes instituídas no campo artístico, mas resiste a classificações fáceis, em razão da sua originalidade.

Recebeu vários prêmios ao longo da carreira, em vários estados, aí incluídos o Espírito Santo, Rio Grande do Sul e São Paulo. O centro cultural de Linhares recebeu o seu nome, assim como o Riozinho do Pontal do Ipiranga.

Gostava muito de cantar e se inspirava em seu cotidiano para desenvolver os temas de suas obras. A pintura que fez na Igreja Católica, no Centro de Linhares, até hoje repercute, em razão de sua originalidade.

 

Divulgação

A artista plástica Nice recebeu vários prêmios ao longo da carreira

 

Obs.: Várias informações do texto acima foram extraídas de artigo assinado por Matheus Boni Bittencourt, especialista em Desenvolvimento Humano e Social, para o Museu de Arte do Espírito Santo.

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.