Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Azulinho News de terça-feira, 14 de abril de 2020

Publicado em 14/04/2020. https://jornalterral.com.br/t-GE2

CDL de Linhares lança campanha de incentivo ao comércio local

Os reflexos econômicos da pandemia causada pelo novo coronavírus já estão presentes na vida dos linharenses. Depois de quase um mês com as portas fechadas, para desespero dos empresários, o comércio de Linhares vai permanecer sem atendimento ao público, pelo menos até domingo(19), seguindo orientação de decreto do Governo Estadual. Como forma de incentivo ao comércio local, a Câmara de Dirigentes Lojistas(CDL) iniciou a campanha "Moro aqui, compro aqui" nas redes sociais para chamar a atenção da população para comprar nas lojas aqui da cidade, ajudando , desta forma, a movimentar a economia dentro do município. A intenção é, mantendo as regras de higiene para preservação da saúde, retomar o crescimento econômico.
A CDL Linhares também prorrogou o vencimento da mensalidade de março e parcelou em três vezes. Ao invés de 18 de abril, a mensalidade terá os vencimentos em junho, julho e agosto.

A imagem pode conter: texto que diz "MORO AQUI COMPRO AQUI Em momentos de crise precisamos nos unir! E quando nos unimos somos mais fortes! #COMPREEMLINHARES CDL Linhares"

 

Sucessão municipal ainda é incógnita em Linhares

O quadro sucessório só deve ser realmente definido no município á partir de junho ou no início do segundo semestre do ano. Os eleitores de Linhares vão ter de esperar baixar a poeira do coronavírus para conhecer todos os pré-candidatos a prefeito que disputarão as eleições deste ano, mantidas, por enquanto, para o próximo mês de outubro, apesar dos comentários sobre a possibilidade de um adiamento para dezembro. Mesmo que alguns deles já tenham confirmado o interesse em concorrer ao cargo, como no caso do próprio pré-candidato natural á reeleição, o prefeito Guerino Zanon, nos meios políticos existe uma grande expectativa com relação á decisão final de alguns outros pré-candidatos, que só devem definir se vão ou não entrar na disputa nos próximos meses.
De qualquer forma, muitos partidos já conseguiram formar chapas de candidatos a vereadores para as eleições. A maioria acredita que existe grande possibilidade de as eleições serem adiadas por causa da pandemia.

 

Hospital particular de Linhares adota medidas emergenciais de enfrentamento ao coronavírus

Desde que foram confirmados no Espírito Santo os primeiros casos da Covid-19, o Hospital Unimed Linhares iniciou uma série de medidas para adequar a unidade hospitalar para os atendimentos aos pacientes com o novo coronavírus. Além de medidas de segurança, como o cancelamento das visitas de todos os pacientes internados e o treinamento dos profissionais de saúde para os atendimentos aos casos suspeitos, também foram feitas várias adequações na estrutura física do hospital.
O Diretor Técnico do Hospital, o médico Sandro Mello Ferreira, explica que o objetivo principal da mudança é melhorar a segurança dos pacientes e também dos profissionais de saúde, além de aperfeiçoar a capacidade do atendimento.
“Todas as nossas ações estão sendo feitas com o objetivo de melhorar a segurança dos pacientes que não estão com a Covid, aprimorar a assistência aos pacientes que estão com a Covid, por meio do treinamento das equipes de saúde, para que possam fazer a assistência da melhor maneira possível, garantindo assim segurança do profissional que faz esse atendimento, e aumentar a capacidade da alta complexidade do hospital”, garante Ferreira.
Entre as medidas adotadas estão: Aumento no número de leitos de isolamento na unidade de tratamento intensivo (UTI) para o atendimento aos pacientes da Covid-19, adaptação de novos leitos de UTI, em uma das enfermarias do hospital, para o atendimento aos pacientes com outras enfermidades, criação de um espaço separado para o atendimento aos pacientes suspeitos da covid-19, e a separação do pronto socorro infantil do adulto. O atendimento aos adultos acontece no pronto socorro do hospital, já o atendimento infantil acontece no ambulatório, ao lado do PS. Dr.
O Diretor Técnico diz que dessa forma o “hospital está apto para fazer todos os atendimentos, em todos os estágios da doença, desde a triagem no PA, onde os casos suspeitos já ficam no isolamento preparado para esses pacientes, até as internações em UTI, quando necessário”

A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre

 

Após 'loucura' no início da pandemia, clientes compram só essencial nos supermercados de Linhares

No início da pandemia de coronavírus, a primeira reação dos consumidores em Linhares foi de comprar tudo que pudessem. Clientes encheram os carrinhos com papel higiênico, água sanitária, álcool em gel e alimentos. Passado o desespero, o comportamento do consumidor agora é de prudência na hora das compras. Pessoas têm comprado apenas o essencial nos supermercados. O gerente de um supermercado, no Centro, disse que no começo da pandemia no município, os clientes foram aos supermercados e fizeram grandes compras e que o consumo chegou a 20% a mais do que no mesmo período do ano passado. Passado o choque inicial, agora o fluxo tem sido bem mais tranquilo nos supermercados. A maioria dos estabelecimentos toma cuidados com aglomerações e, caso tenham muitos clientes, controlam a entrada. Os funcionários trabalham de máscaras e há marcações no chão para que clientes mantenham distância na fila. Com relação ás vendas de Páscoa, elas ficaram dentro do esperado.

 

Com aumento do consumo nas casas, falta gás de cozinha em Linhares

Com boa parte dos linharenses "presa" em casa durante a pandemia do novo coronavírus, os estoques de gás de cozinha aqui na cidade começam a ser impactados pelo aumento da procura pelo produto. Como consequência da grande demanda, revendedoras da cidade se encontram com estoques de botijões zerados. Ao longo desta segunda-feira(13), o Azulinho consultou distribuidoras de gás por todo o município e constatou que elas não têm conseguido segurar os produtos no estoque. Ao consumidor, as revendedoras afirmaram que a previsão é que mais botijões cheguem até quinta-feira(16). A média para revenda em Linhares está entre R$ 60 e R$ 65. Em nota, a Petrobras assegura que não há necessidade de estocar botijões.
Vale frisar que fazer estoque de botijões prejudica quem precisa do produto e não pode comprar porque está em falta.

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

Homem é baleado com três tiros no bairro Interlagos

Um homem de 31 anos, identificado como Magno Boone, foi baleado com três tiros na tarde desta segunda-feira(13) em Linhares. De acordo com a Polícia Militar, a vítima estava no pátio de uma empresa de som automotivo, localizada na rua Luiz de Camões, no bairro Interlagos, quando foi atingida com um tiro no ombro, um na nuca e um outro em uma das pernas. Magno foi socorrido consciente por uma equipe do Corpo de Bombeiros e levado para o HGL. Era um horário de grande movimento, muitas pessoas na rua, carros passando, mas nem isso foi empecilho para inibir a ação do criminoso.
Populares disseram que não viram quem fez os disparos. A PM fez buscas para tentar encontrar o suspeito, mas não obteve êxito.
O Azulinho entrou em contato com o HGL para saber o estado de saúde da vítima e foi informado que ele passou por uma cirurgia durante a noite e segue internado sem risco de morrer.

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.