Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Azulinho News de terça-feira, 21 de abril de 2020

Publicado em 21/04/2020. https://jornalterral.com.br/t-R4M

Polícia Militar auxilia prefeitura de Linhares na fiscalização de bares

Na noite desta segunda-feira (20), por volta das 19h, policiais militares do 12º batalhão percorreram por diversos bairros de Linhares, em apoio aos fiscais da prefeitura municipal, para fiscalização em bares. Eles também orientaram os proprietários dos estabelecimentos sobre o decreto municipal que determina o fechamento do comércio na cidade.
Os PMs, juntamente com os fiscais, constataram que muitos bares se encontravam com as portas abertas e em funcionamento, com aglomeração, em desacordo com a determinação.
Foram tomadas as medidas cabíveis pelos funcionários da prefeitura, sendo as irregularidades sanadas nos locais e os proprietários orientados para o fechamento dos estabelecimentos.

 

Procon Municipal segue na fiscalização de preços abusivos em supermercados

Consumidores de todo o Brasil tem se assustado com os altos preços de mercadorias nos últimos dias. Alho, leite, ovo, tomate, arroz e feijão tem sido os vilões nesses tempos de coronavírus.
De acordo com o diretor da Procon de Linhares, Geraldo Roza, a autarquia tem feito fiscalização diariamente, registrado preços abusivos e destaca que a maioria dos valores está muito acima da margem esperada de aumento e alguns estabelecimentos foram autuados.
O aumento é registrado também em insumos como álcool em gel, máscaras e óleo de soja. Segundo Geraldo, as denúncias podem ser feitas pelo telefone 3372-2129 ou pessoalmente na sede do Procon Municipal, localizada no prédio da antiga Câmara de Vereadores, no Centro.

 

Comércio em Linhares começa semana curta com portas abertas

Já é a terceira semana de abril, mas é a primeira quarta-feira do mês em que o comércio de Linhares terá as portas abertas. Desde o dia 21 de março, quando foi decretado que atividades não essenciais estavam proibidas. No entanto, um decreto estadual no último sábado(18) permitiu que o comércio em 72 municípios capixabas funcionassem á partir do dia 20 de abril, das 10h ás 16h.
Apesar da reabertura, as orientações continuam sendo para que as pessoas só saiam de casa por necessidade. Portanto, o movimento nas ruas não deve crescer tanto. O decreto estadual traz uma série de orientações e medidas obrigatórias que devem ser cumpridas pelos comerciantes e prestadores de serviço. Dentre elas, a de que os trabalhadores que são do grupo de risco para Covid-19, como idosos e doentes crônicos, permaneçam afastados.
Nas redes sociais, muitas pessoas se manifestaram depois que a Prefeitura anunciou o novo decreto. Enquanto alguns consideram a medida válida e necessária, para evitar uma piora nos impactos econômicos, outros questionam falta de clareza nas informações sobre como será a fiscalização das normas de segurança.
Linhares tem, até o momento, 25 casos confirmados de Covid-19 e uma pessoa já teve morte provocada pela doença.
Entretanto, 91 casos ainda são considerados suspeitos e 194 foram descartados.

 

Kauã e Joaquim: dois anos depois, relembre as mortes que chocaram Linhares e o ES

Há exatamente dois anos a cidade de Linhares, no Norte do Espírito Santo, registrou um dos crimes de maior repercussão no estado, quando os irmãos Joaquim Sales Alves, de 3 anos, e Kauã Sales Butkovsky, de 6, foram assassinados dentro de casa. Georgeval Alves foi indiciado pelas mortes e está preso. Juliana Salles foi acusada de omissão, mas responde em liberdade.
O crime aconteceu na madrugada do dia 21 de abril de 2018, na residência onde a família morava, no Centro de Linhares. A Polícia Civil divulgou que Georgeval agrediu, estuprou e ateou fogo nos irmãos enquanto eles ainda estavam vivos. O criminoso está preso no Centro de Detenção Provisória de Viana, na Grande Vitória.
A mãe das crianças, Juliana Salles, foi denunciada pelo Ministério Público por conduta omissa. O MP aponta que Juliana tinha conhecimento do perigo que os filhos dela corriam por ficarem sozinhas com Georgeval. Apesar dos trâmites legais, ela ainda não foi a julgamento.
O órgão diz ainda que um documento aponta que mensagens trocadas entre Juliana e Georgeval comprovaram que ela sabia que o marido "tinha comportamento sexual incompatível com a sua 'pregação'". Em uma das conversas, Juliana disse ter "nojo" e Georgeval escreveu que se sentia "imundo" e "um lixo".

Juiz vai decidir se acusados vão a júri popular

O juiz da Vara Criminal de Linhares vai decidir se Georgeval e Juliana vão à Júri Popular pela morte dos filhos Joaquim e Kauã.
O juiz André Dadalto recebeu a conclusão do processo que apura a participação dos acusados. Agora, ele deve reconhecer as provas e indícios de autoria do crime e decidir se os suspeitos serão levados à Júri Popular.

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

A imagem pode conter: 2 pessoas

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, pessoas andando e atividades ao ar livre

 

Supermercados de Linhares terão funcionamento especial no feriado de Tiradentes

Esta terça-feira(21), Dia de Tiradentes, marca o primeiro feriado depois do decreto estadual permitindo a reabertura do comércio em Linhares. No entanto, somente os supermercados e outros segmentos poderão abrir na cidade. Os estabelecimentos terão variações nos horários de abertura e fechamento conforme a empresa. Além dos supermercados, podem funcionar nesta terça-feira(21) farmácias, padarias e postos de combustíveis, considerados serviços básicos á população. A intenção é tentar reduzir os impactos causados pela pandemia de coronavírus.
Nos estabelecimentos visitados nos últimos dias, o Azulinho constatou que eles contavam com um funcionário ou segurança na entrada borrifando álcool em gel para higienização das mãos dos consumidores e também o produto perto das operadoras de caixa, ou seja, todos estavam atendendo ás medidas de prevenção ao contágio do Covid-19.
Apesar da abertura dos supermercados no feriado, é preciso lembrar que a recomendação é de ficar em casa e caso seja extremamente necessário sair, apenas em casos inevitáveis.

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.