Sábado, 20 de abril de 2024

Livro registra lutas e conquistas da Faceli

Publicado em 05/01/2022. https://jornalterral.com.br/t-Vap

Fotos: Arquivo do TERRAL

Dividido em três capítulos, o livro narra histórias, mostra avanços e apresenta documentos sobre a Faceli

Assim que deixou a presidência da Faceli (Faculdade de Ensino Superior de Linhares), em 9 de março de 2016, a professora e escritora Sandra Mara Mendes da Silva Bassani fez questão de reunir documentos e lançar, em 16 de novembro daquele ano, o livro Faceli: Uma História de Lutas e Conquistas. O objetivo era resgatar a trajetória da instituição e evitar que o trabalho realizado com afinco durante anos fosse esquecido – ou ofuscado por possíveis narrativas sem compromisso com os fatos ocorridos.

A meta foi alcançada: desde o lançamento, a obra passou a fazer parte do acervo de famílias, escolas e bibliotecas. Tem 156 páginas e é dividida em três capítulos. No primeiro, relata o contexto no qual a faculdade surgiu e narra histórias de lutas dos estudantes para mantê-la; no segundo, mostra avanços e realizações; e no terceiro capítulo apresenta a documentação pertinente à criação, autorização, funcionamento e reconhecimento de seus cursos, citando leis, resoluções, decretos e portarias, entre outros.

Sandra Bassani foi presidente da Faceli de 1º de janeiro de 2013 a 9 de março de 2016, mas, antes, já acompanhava de perto a instituição. Dentre as muitas conquistas, ela destaca a construção e a inauguração da sede da faculdade, em 16 de novembro 2016. “Era um sonho que se tornou realidade graças ao esforço de muitas pessoas e da confiança que tivemos em Deus e no nosso trabalho. Fazer parte dessa equipe vencedora foi muito prazeroso", finaliza.

Sandra Bassani lançando o livro em 16 de novembro de 2016

Com Daniel Porto, Adriano Alves e André Magevski

Jomar Vargas Bassani e Nilson de Oliveira Júnior prestigiando o lançamento

O lançamento do livro de Sandra ocorreu no dia da inauguração da sede própria da Faceli

Aspecto da sede da Faceli no dia da inauguração

Na apresentação, citação ao Menestrel das Alagoas

Responsável pela apresentação do livro, o jornalista Daniel Porto registrou:

Em 2008 a Faceli – Faculdade de Ensino Superior de Linhares ofertou seu primeiro vestibular para seis cursos de graduação, com 100 vagas cada. Em 2009 o segundo vestibular foi suspenso e três cursos foram cancelados, após a conclusão de uma única turma. Os nove cursos de Pós-Graduação, iniciados em 2007, também foram cancelados.

Nesse contexto, Sandra Bassani iniciou uma luta, que durou mais de dois anos, com os alunos do ensino médio de uma escola estadual, na qual era professora efetiva, em prol da Faculdade. Foram feitas várias ações, como o recolhimento de assinaturas em um abaixo-assinado, reuniões com autoridades e manifestações de rua. A luta logrou êxito e no segundo semestre de 2011 a Faceli voltou a oferecer o vestibular para três cursos.

Faço aqui uma revelação: Apesar de a música “Coração de Estudante”, de Wagner Tiso e Milton Nascimento, ter sido o “hino” das manifestações dos estudantes de Linhares em defesa da Faceli, muitas vezes preferi ouvir “Menestrel das Alagoas”, de Fernando Brant e Milton Nascimento, uma bela homenagem a Teotônio Vilela, político que clamou por uma sociedade mais justa e pela redemocratização do País.

Guardadas as devidas proporções, a defesa que Sandra fez da Faceli no período 2009-2012 teve significado semelhante. Quem batalha para que centenas e/ou milhares de pessoas tenham acesso ao ensino superior público e gratuito almeja, assim como Teotônio, uma sociedade mais justa e democrática.

O melhor, no entanto, ainda estava por vir. Em 1º de janeiro de 2013, Sandra Bassani assume a Presidência da Faceli e passa a liderar diversas ações e realizações que transformam a Instituição; entre as mais marcantes, podemos citar: a mudança da Faculdade para um prédio mais confortável, com salas equipadas; o reinício das obras da sede própria e a implantação de uma nova forma de ingresso, por meio do Enem, utilizando a Lei de Cotas, que reserva 50% das vagas para alunos de escolas públicas, e dentre essas, 15% são destinadas a alunos de baixa renda.

Outras ações não menos importantes: Em três anos e dois meses de gestão quase se triplicou o número de alunos (de 373 em 2013 para 1.191 em 2016); economia de quase 50% do orçamento e aumento em mais de quatro vezes o patrimônio líquido; a realização do primeiro concurso público para cargos efetivos da Faculdade e a elaboração e aprovação do primeiro Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações.

O presente livro registra de forma apropriada os fatos citados acima e permite à autora resgatar um período importante de lutas e conquistas. Ressalta, ainda, a participação daqueles que efetivamente atuaram em benefício da coletividade.

Recomendo, portanto, a leitura desta obra, que tem como uma das protagonistas a própria autora. Parabéns, Sandra!

Sandra Bassani com Daniel Porto, Alciene Rosa, Daniela e Danilo no lançamento do livro

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.