Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Como lidar com as emoções em tempo de crise?

Publicado em 26/05/2020. https://jornalterral.com.br/t-X7x

Cada pessoa tem uma forma de perceber um fato. Depende das singularidades de cada um. Com a emoção não é diferente. Qual a melhor forma para passar pelos acontecimentos sem causar ainda mais danos? Seríamos reféns de nossas emoções?

Podemos citar aqui três tipos de reação:

  •  Comoção desenfreada – Falta de controle sobre a emoção gerada e, na ânsia de resolver o problema, prejudicamos ainda mais o estado emocional;
  •  Negação – Confronto entre o real e o imaginário;
  • Aceitação – Aceitar que não temos controle sobre os pensamentos que surgem e aí redirecionamos a emoção de forma saudável à situação vivenciada.

As emoções não são boas nem ruins. O grande problema é como controlar os pensamentos que, por sua vez, geram as emoções e o destino que vamos dar a cada um deles.

Por ser espontânea, a emoção não dura muito tempo, a não ser que seja alimentada pela mente e pela vontade de mantê-la presente. Daí a necessidade de examinarmos os nossos pensamentos.

Sentimento de raiva, mágoa ou rancor pode significar que um limite foi ultrapassado e que é preciso lidar com ele rapidamente. Se o sentimento for alimentado com pensamento negativo, se transforma em um grande e perigoso vilão para a saúde emocional.

O sentimento alimentado de forma errada cede lugar à amargura. Se a reação emocional vier acompanhada da vergonha de tal sentimento, a tendência do ego é tentar se proteger, bloqueando a emoção e enviando-a para o inconsciente, onde ficará armazenada até que outras emoções a traga de volta.

Todas as nossas emoções estão interligadas. Se negamos as emoções dolorosas, enterramos as emoções agradáveis, resultando em um entorpecimento emocional.

É preciso identificar cada uma de nossas emoções e aprender a canalizá-las para uma atitude positiva. Lembramos sempre que Deus pode nos ajudar a curá-las e a restaurá-las.

Cuide-se! Viva a vida de maneira saudável, um dia de cada vez, na certeza de que Deus tem todas as respostas. Ele é o porto seguro quando as ondas estiverem balançando o barco.

 

Márcia Maria Nicolini é Psicanalista e Practitioner em PNL
Tem como público alvo pessoas na melhor idade.
Fones: 27 3151 6097 / 99898 9737

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.