Sandra Mara Mendes da Silva Bassani nasceu em Linhares e, ao lado da família, acompanha o que ocorre no município. Procura também participar desse processo e dar a sua parcela de contribuição para uma cidade melhor. Casou com Jomar (Maninho) Bassani e tiveram Nicole, “a expressão máxima do meu amor”, define.
É licenciada em Letras Português/Espanhol e Português/Inglês, bacharel em Administração e Ciências Contábeis, especialista em Gestão Pública e mestre e doutora em Letras Neolatinas.
Atua há vários anos como professora permanente do quadro de docentes da Capes e de Inglês e Espanhol do Ifes. Em 2017 foi eleita diretora geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), Campus Linhares, para exercer o mandato 2017-2021.
Tem experiência como professora de Língua Portuguesa em cursos de Graduação e Pós-Graduação e como docente nas áreas de Língua Espanhola, Língua Inglesa, Inglês para Fins Específicos, Língua Portuguesa, Metodologia Científica, Organização e Métodos, Teorias da Comunicação, Produção Textual, Linguística e Tradução.
Possui certificação D.E.L.E. Superior em Língua Espanhola e certificação TOEFL ITP e IELTS. É tradutora, escritora e intérprete, além de autora de produções bibliográficas e projetos de pesquisa.
Atuou como diretora da Faceli (Faculdade de Ensino Superior de Linhares) de 1º de janeiro de 2013 a 9 de março de 2016. Teve o trabalho reconhecido no Espírito Santo e foi premiada pelo Governo do Estado em 2015, em virtude da contribuição dada ao desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação.
As homenagens prosseguiram em 2017, na Assembleia Legislativa do ES, quando foi agraciada com Diploma “pelos relevantes serviços prestados ao magistério capixaba”, e em 2018, na Câmara de Linhares, ao receber Certificado de Reconhecimento como escritora, “em virtude da pujança literária e cultural e protagonismo na fantástica vida do saber”.
Apesar da imensa dedicação à vida acadêmica e profissional, Sandra Bassani procura sempre reservar um tempo para o lazer: “Gosto muito de viajar, ler, tomar uma cervejinha e de bater papo com amigos. Paz, carnaval e futebol não matam, não engordam e não fazem mal. E eu amo!”, finaliza.
Daniel Porto - TERRAL