Arquivo do TERRAL
O minitrio e banda Fubica fazem a alegria de moradores e turistas em Regência
A paixão pela música virou símbolo de festa em Regência. Quando o minitrio e banda Fubica, liderados por Dalcenir Porto, saem às ruas, fazem a alegria de moradores e turistas, em especial durante o verão – o que não ocorreu neste ano, em razão da Covid-19.
O Fubica nasceu há 26 anos com a idéia de fazer um carnaval diferente das festas de axé. Além de músicas atuais, o repertório inclui marchinhas tradicionais e frevo, como canções de Moraes Moreira e Caetano Veloso. “A idéia partiu de Brais Oss e do mano Dimas Porto”, destaca Dalcenir.
O nome é uma homenagem ao primeiro trio elétrico que se tem notícia no Brasil. Em 1950, os músicos Dodô e Osmar saíram às ruas de Salvador em cima de um Ford 1929, o Fobica. Inspirado na história, o Fubica foi idealizado e se apresentou inicialmente em Povoação.
Dalcenir conta: “Em seguida tocamos em Regência e o clima de carnaval familiar conquistou a comunidade. Fizeram até abaixo-assinado para que voltássemos no ano seguinte. Desde então estamos na vila e a nossa identificação é enorme”.
A relação é de amor à primeira vista. Durante o verão, o minitrio percorre as ruas e o público interage com os músicos. Para matar a saudade, surgiu o Mica Fubica, carnaval fora de época que é realizado há mais de dez anos em Regência.