O professor Bernardo Augusto Gomes Rodrigues participa intensamente da vida social de Linhares e tem como virtudes a versatilidade e o espírito solidário. Destacou-se como coordenador do curso de Direito da Faculdade Pitágoras de Linhares de 2009 a 2012 e da Faceli (Faculdade de Ensino Superior de Linhares) de 2013 a 2020.
A sua personalidade inquieta o levou a atuar além dos muros das instituições – em Linhares, desde 2009. Com isso, vem exercendo o voluntarismo em projetos sociais e associações de diferentes segmentos, realizando um trabalho que repercute no município e apresenta resultados satisfatórios.
O professor Bernardo é graduado em Direito e mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Social. Participou do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Interativo de Segurança Pública de Linhares (Consel). Presidiu a Associação de Meio Ambiente, Inovação e Sustentabilidade (Amais) e o Comitê de Bacia Hidrográfica Barra Seca e Foz do Doce.
Também presidiu o Clam (Centro Linharense dos Amigos da Criança e do Adolescente) e o Lions Clube, e é membro da Adesg (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra). Apresenta programas de TV com temáticas de utilidade pública e atua como professor universitário desde 2008.
De acordo com o professor Bernardo, a trajetória lhe permitiu interagir com pessoas de diferentes realidades, exercitar o diálogo constante e respeitar as diversidades. Com isso, vislumbra na política um caminho para viabilizar benefícios para a coletividade. Fez o curso de formação da Renova BR e se sente preparado para colocar o nome à apreciação dos eleitores no pleito de novembro.
Divulgação
O professor Bernardo vislumbra na política um caminho para viabilizar benefícios para a coletividade
A importância da família na vida do professor Bernardo
Bernardo Augusto Gomes Rodrigues nasceu em 6 de julho de 1978 em Governador Valadares (MG), filho da farmacêutica Indayá Gomes Rodrigues e do bioquímico e professor Paulo Rogério Rodrigues. É irmão de Vitor e Patrícia e tio de Paulo Vitor e Daniel.
“A minha família é tudo! Aprendi com os meus pais que devo agradecer a Deus todos os dias pelo que tenho e que preciso lutar pelos meus sonhos. Os meus pais também passaram valores como honestidade, humildade e o amor pelo trabalho”, destaca.
A família mudou para São Mateus em 1994 e quatro anos depois o professor Bernardo ingressou na Faculdade de Direito de Teófilo Otoni (MG). “Sempre sonhei em fazer esse curso. A minha vontade era colocar várias pessoas na minha frente, dizer que elas têm direitos e deveres, e assim por diante. Vibrava com isso”, afirma.
Concluiu o curso em 2002 e no ano seguinte foi aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Em seguida mudou para Vitória, para prosseguir com os estudos e trabalhar em escritórios de advocacia.
Com o falecimento do pai, em 3 de julho de 2006, o professor Bernardo voltou para São Mateus, para ficar perto da família, e continuou buscando conhecimentos e estudando para concursos, até receber uma oportunidade de lecionar no curso de Direito de uma faculdade do município.
“Quando recebi o convite confesso que me deu um ‘frio na barriga’. Aí lembrei do que meu pai dizia: ‘Cavalo selado não passa na sua frente duas vezes’. Aceitei e, enquanto Deus me der força, não tiro mais o pé de uma sala de aula”, ressalta.
Em 2009 o professor Bernardo começou a lecionar na Faculdade Pitágoras de Linhares. Assumiu a coordenação do curso de Direito meses depois e permaneceu até o fim de 2012, quando foi convidado para coordenar o curso de Direito da Faceli, cargo que exerceu de 2013 até o início deste mês.
O próximo passo do professor Bernardo é se colocar como pré-candidato a vereador de Linhares nas eleições de novembro. “A política deve ser exercida com simplicidade, discutindo os problemas das comunidades e mergulhando no sentimento de cada um. Os representantes da população precisam ter esse entendimento”, finaliza.