Ayrton José dos Santos nasceu em Alegre (ES) em 20 de junho de 1941. Estudou o curso primário, hoje fundamental, no Grupo Escola Professor Lellis, na mesma cidade.
Em 1955, depois de aprovado no “curso de admissão”, obrigatório na época, ingressou no curso ginasial do Colégio Aristeu de Aguiar, ainda em Alegre. Tão logo terminou esse curso, passou a residir em São Torquato, Vila Velha, para trabalhar como empregado no comércio de móveis.
Em 1960 se apresentou para cumprir serviço militar obrigatório e foi servir no Depósito Central de Munições do Exército em Paracambi (RJ).
Em 1961, cumprida sua missão, retornou a sua cidade natal e, após dois anos, ingressou no 1º ano Científico no mesmo “Aristeu de Aguiar”. Já o segundo e terceiro anos foram concluídos no Colégio Estadual do Espírito Santo, em Vitória.
Em 1964, aprovado no concurso público para escriturário do Banco do Brasil, tomou posse na agência em Linhares, cidade na qual se aposentou em janeiro de 1995 e reside até hoje.
Casou-se em 1966 com dona Helena Maria Afonso dos Santos, com quem tem três filhos: Afonso, Reginaldo e Luciana. Com os filhos casados, vieram os netos e a família segue crescendo, para a alegria de Ayrton.
Sempre foi amante das letras. Depois da aposentadoria, dedicou-se a pequenas incursões no jornalismo, colaborando com seus artigos e crônicas para os jornais O Pioneiro, Correio do Estado, TERRAL, O Popular e A Palavra. Em 2014 lançou Córrego da Brisa, um belo livro de contos.
Paulo Júnior