Como surgiu o bairro Nossa Senhora da Conceição e por que recebeu esse nome? As respostas estão nas páginas 17 e 18 do Guia Histórico Geográfico das Ruas de Linhares. O livro em questão foi lançado pela Editora Porto em 1995, numa iniciativa da Serlihges (Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico Geográfico do Espírito Santo).
Na obra, as professoras e escritoras Maria Lúcia Grossi Zunti e Therezinha Durão Costa registram que, para que o avião do presidente Getúlio Vargas pousasse em Linhares, a fim de inaugurar a ponte sobre o rio Doce, em 22 de junho de 1954, a prefeitura desapropriou uma área de terra da Fazenda Três Barras, pertencente a Genésio Durão, para a construção do campo de aviação.
Maria Lúcia e Therezinha destacam que, como não recebeu o montante referente à área desapropriada, “o Sr. Genésio entrou na Justiça e 15 anos depois teve o seu terreno de volta, totalmente impróprio para o uso agropecuário. Por esta razão, vendeu o terreno para o irmão Álvaro Garcia Durão que, juntamente com o filho Adilson e o Sr. Pedro Gonçalves Pereira formaram uma sociedade, abriram a firma Gonçalves, Durão & Cia. Ltda. e promoveram o loteamento da área”.
As escritoras ressaltam que, “o sócio Adilson Garcia Durão foi o responsável pela venda dos lotes e, atendendo sugestão de sua mãe, dona Castorina Garcia Durão, deu ao novo bairro o nome de Nossa Senhora da Conceição, em 1969”.
PML
O bairro Nossa Senhora da Conceição é um dos mais valorizados de Linhares
Divulgação
As professoras e escritoras Therezinha Durão Costa (E)
e Maria Lúcia Grossi Zunti registraram em livro como surgiu o bairro