Divulgação
As linhas de microcrédito têm como objetivo fortalecer o apoio às micro e pequenas empreendedoras
O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) anunciou na sexta-feira (19) a ampliação do escopo de abrangência e também melhorias nas condições para a contratação das linhas de crédito que têm como foco o público empreendedor feminino.
São duas linhas especiais de microcrédito que têm como objetivo fortalecer o apoio às micro e pequenas empreendedoras. As linhas fazem parte do projeto Crescemos Juntas, parceria com o governo estadual por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
O projeto integra o programa Agenda Mulher, lançado em setembro de 2019 pela Vice-Governadoria do Estado. Com taxas de juros a partir de 0,89% ao mês, as linhas oferecem ótimas condições para o público, atendendo empreendedoras informais e formais. Além disso, o acesso foi ampliado.
A partir de agora, empreendedoras que realizarem capacitações da Aderes, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), de prefeituras ou da Rede Fortalece de Empreendedorismo Periférico (www.fortalece.com.br) poderão ter acesso às linhas.
Também têm direito ao microcrédito as empreendedoras que realizarem capacitações do Governo do Estado, como a trilha de empreendedorismo ofertada pelo programa Agenda Mulher e o programa Qualificar/ES.
Um dos requisitos para a contratação é que o curso ou a capacitação com carga mínima de três horas esteja ligado à gestão do negócio ou à formação na área na qual a mulher pretende atuar ou já atua. A concessão do crédito está sujeita à análise cadastral da empreendedora.