Arquivo TERRAL
Diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro fala sobre as ações em curso
A necessidade de acelerar o investimento em infraestrutura e de aumentar a arrecadação contribui para que os municípios capixabas busquem alternativas para o desenvolvimento. Diante dessa demanda, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) formulou uma série de produtos e serviços que podem resultar em crescimento para as cidades.
Para o diretor de Negócios do banco, Marcos Kneip Navarro, a parceria com a gestão pública fortalece o desenvolvimento socioeconômico das diferentes regiões do Estado. Ele frisa que o ente público é determinante para o desenvolvimento da economia, pois proporciona alternativas para que o ambiente de negócios se fortaleça e cria oportunidades de emprego e renda.
Marcos Kneip destaca que o Bandes contribui com as prefeituras para a atração e permanência de empresas. Além disso, oferece a estruturação de parcerias público-privadas e concessões para ampliar a qualidade de serviços e apoiar a expansão dos negócios, por meio de crédito e da oferta de garantias aos financiamentos.
O diretor elogia o Programa Bandes de Investimento nos Municípios do Espírito Santo, o Procidades, e diz que, por meio do acesso ao financiamento do banco, importantes intervenções podem sair do papel, assim como a modernização dos serviços oferecidos pelas prefeituras e o incremento da arrecadação, resultados que possibilitam mais qualidade de vida à população.
Cita ainda o ES Inteligente, programa pelo qual municípios e consórcios intermunicipais contratam serviço de assessoramento técnico para estudos de viabilidade, modelagem de licitações e projetos de abastecimento de água e saneamento. E ainda, serviço para tratamentos de resíduos sólidos, iluminação pública, energias renováveis e as tecnologias para as cidades inteligentes.
Outro mecanismo em formulação pelo banco é a oferta de um fundo de aval municipal para que as prefeituras viabilizem que empresas tenham acesso aos recursos das linhas de crédito.
Deve funcionar da seguinte maneira: a gestão pública municipal formaliza um convênio com o Bandes, tornando-se cotista de um fundo garantidor de operações de crédito para as empresas do município interessadas em contratar recursos com o Bandes.
A garantia é concedida por meio de aval, formalizada pelo fundo, e avaliza uma parte do financiamento. Assim, empresas têm mais facilidade para a contratação de recursos destinados à modernização, ampliação, investimento em inovação e capital de giro.