As Centrais de Abastecimento do Espirito Santo (Ceasa-ES) completam 43 anos nesta quarta-feira (17) com números expressivos: movimenta por ano cerca de R$ 1 bilhão e em torno de 450 mil toneladas – de hortaliças, frutas, ovos, pescados e cereais, destacando-se pela qualidade dos alimentos, logística e infraestrutura.
Inaugurada em 1977 e localizada no bairro Vila Capixaba, em Cariacica, a Ceasa é utilizada por produtores rurais para o escoamento da produção. Possui uma área de 118 mil metros quadrados e tem circulação diária de seis a sete mil pessoas, entre ambulantes, compradores, diaristas, microempreendedores e outros.
Para o seu diretor-presidente, Guilherme Gomes de Souza, a atividade diária realizada é essencial para o abastecimento de alimentos em todo território capixaba e outros estados. “O serviço prestado integra produtores, comerciantes e consumidores”, afirma.
O secretário estadual da Agricultura (Seag), Paulo Foletto, ressalta que a Ceasa alimenta famílias e gera emprego e renda há mais de 40 anos. “Trata-se de um espaço econômico, social e fundamental para o escoamento da produção agrícola, principalmente nesse momento difícil que estamos passando”, disse.
Levantamento divulgado pela gerência técnica da Ceasa em janeiro deste ano mostra que a movimentação do entreposto de Cariacica em 2019 resultou em R$ 1,07 bilhão em vendas e na comercialização de 446 mil toneladas, sendo 51% de hortaliças, 42% de frutas, 6% de ovos, 0,62% de pescados e 0,17% de cereais.
Dos 63 municípios do Espírito Santo que contribuíram para o aporte de produtos hortigranjeiros, oito se destacaram: Santa Maria de Jetibá (27,69%); Domingos Martins (27,69%); Santa Leopoldina (9,44%); Santa Teresa (4,86%); Afonso Cláudio (4,58%); Itarana (4,47%); Alfredo Chaves (4,26%) e Laranja da Terra (4,02%).
O Espírito Santo foi o principal ofertante no entreposto, com 57,55%, mas 16 estados comercializaram na unidade de Cariacica, em 2019. Destaque para Minas Gerais (9,60%), São Paulo (9,49%), Bahia (4,75%) e Rio Grande do Sul (3,52%). A Ceasa também recebe produtos de outros países, como Argentina, China, Espanha, Holanda e Noruega.
Antes da Ceasa, o sistema de comércio de hortifrutigranjeiros era realizado no mercado da Vila Rubim, no Centro de Vitória; na feirinha da Ponte Moacir Avidos e no Mercado São Sebastião, em Jucutuquara. A dificuldade para os caminhões circularem causava desânimo nos produtores, que também reclamavam da falta de planejamento e logística.
Os governos de São Paulo e Pernambuco foram os primeiros a lutar pela regularização do segmento. Com base nessa experiência, somada às práticas internacionais, o Ministério do Planejamento, por meio do Decreto 61.391 de 20 de setembro de 1967, criou o Plano Decenal de Desenvolvimento Econômico. Com base nesse plano, dez anos depois nasceu a Ceasa-ES.
Secom-ES
A Ceasa foi inaugurada em 1977 e está localizada no bairro Vila Capixaba, em Cariacica