As ondas da praia de Povoação, localizada a 36 quilômetros da sede de Linhares foram o palco principal do Povoação Bodyboarding Festival, a 4ª etapa do Circuito Brasileiro. O evento foi realizado em novembro e reuniu competidores para as disputas na categoria profissional (masculino e feminino) e nas amadoras: Open (masculino e feminino), Master masculino e Sub-16 masculino.
Organizado pela Associação de Bodyboarding de Povoação, em parceria com a Fundação Renova, a competição ofereceu premiação de mais de R$ 30 mil e duas passagens aéreas para o Chile para a categoria profissional, além de vários prêmios para as demais categorias, como pranchas, nadadeiras e kits.
Participaram atletas capixabas e dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As disputas foram supervisionadas pela Federação de Bodyboarding do Estado do Espírito Santo (Febbees) e pela Confederação Brasileira de Bodyboarding (CBRASB).
Allexsandro Eduardo Pratti, membro da Associação de Povoação e um dos organizadores, destacou: “Reunimos mais de 120 atletas de todo o país”. Uma das atletas participantes foi a pentacampeã mundial Neymara Carvalho. “É um prazer voltar a Povoação. Nesta minha carreira vitoriosa, só estive uma vez aqui, quando era da categoria amadora. Tenho vários amigos e sempre recebo fotos das ondas”, afirma.
A cabeleireira e dona da Pousada Luz do Rio, Mary de Fátima Castro Silva, disse que todos os dormitórios foram ocupados por conta do evento. “Inaugurei a pousada há dois meses e ela já ficou totalmente ocupada, inclusive por atletas que participaram do evento”.
Mary Castro conta que transformou a casa de aluguel em pousada, para ter uma renda extra, e já começa a colher os frutos desse investimento. “Espero que mais eventos como esse possam movimentar a nossa vila”, destaca.
A analista do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, Rafaela Cavalcante, ressalta: “A parceria é fundamental para o fomento do esporte, que tem um grande potencial de desenvolvimento na região, e a retomada da atividade turística na foz do rio Doce, com a geração de renda e oportunidades para toda a comunidade”.
Fotos: Fundação Renova
Atletas de vários estados participaram da competição