Quinta-Feira, 21 de novembro de 2024

CML terá representantes de 10 partidos na próxima legislatura

Publicado em 13/10/2024. https://jornalterral.com.br/t-2GkR

TERRAL

A D. Porto Editora - TERRAL participou com o jornalista Daniel Porto (D) da cobertura das eleições na Record News - Rede SIM

Dez partidos estarão representados na câmara de Linhares na próxima legislatura (2025-2028): Podemos, PSD, PSDB, Republicanos, MDB, PSB, PL DC, PP e União Brasil.

O Podemos elegeu Caio Ferraz, Alysson Reis, Roninho e Evelson Lima; o PSD Paulinho do Maracujá e Juninho Buguiu; o PSDB Adriel Pajé e Kelley Bonicenha, o Republicanos Johnatan Maravilha e Juarez Donatelli e o MDB Roque Chile e Pâmela Maia.

Também foram eleitos Yupi Silva (PSB), Sargento Romanha (PL), Jaguará da Saúde (DC), Kauan do Salão (PP) e Antonio Cesar (União Brasil).

Abstenção alta

Dos 122.115 eleitores de Linhares aptos a votar, 31.868 (26,10%) não foram às urnas. Dos 90.247 que compareceram, 2.905 anularam os votos e 2.267 votaram em branco. Sobraram 85.075 votos válidos, sendo destinados 45.024 (52,92%) para Lucas Scaramussa (Podemos), 33.372 (39,23%) para Bruno Marianelli (Republicanos) e 6.679 (7,85%) para Mauro Rossoni Filho (PL).

17 vagas e 10 partidos

O partido que recebeu mais votos em Linhares nas eleições deste ano foi o Podemos: 13.482. O desempenho fez com que garantisse quatro vagas das 17 existentes.

Oito cadeiras seguiram para quatro partidos, sendo duas para cada. O PSD obteve 9.953 votos, o PSDB 8.948, Republicanos 7.313 e o MDB 6.867 votos.

As cinco vagas restantes do legislativo contemplaram o PSB, que somou 6.575 votos, o PL com 6.546, DC com 6.322, o PP com 6.140 e o União Brasil com 4.587 votos.

Nomes

O Podemos elegeu Caio Ferraz, Alysson Reis, Roninho e Evelson Lima; o PSD Paulinho do Maracujá e Juninho Buguiu; o PSDB Adriel Pajé e Kelley Bonicenha, o Republicanos Johnatan Maravilha e Juarez Donatelli e o MDB Roque Chile e Pâmela Maia.

Também foram eleitos Yupi Silva (PSB), Sargento Romanha (PL), Jaguará da Saúde (DC), Kauan do Salão (PP) e Antonio Cesar (União Brasil).

Sem representantes

Não terão representantes na próxima legislatura (2025-2028): o PDT, que recebeu 2.014 votos, a federação PT-PV-PCdoB, com 1.479, o Novo, com 1.234, e o PRTB, que obteve apenas 449 votos.

Se as principais lideranças / candidatos desses partidos, após conversas, tivessem se reunido em apenas uma sigla, certamente teriam conquistado vaga na câmara.

Lucas persistente

Disputando a quinta eleição em 10 anos, Lucas Scaramussa chegou à prefeitura. Ele tentou em 2014 para deputado federal, em 2018 para deputado estadual e em 2020 para prefeito. Depois de três derrotas, venceu para deputado estadual em 2022 e agora para prefeito.

As opções de Bruno

Nas próximas semanas o prefeito Bruno Marianelli deve decidir se pretende continuar na política ou se vai voltar a exercer cargos públicos de confiança e focar na área técnica. Se optar por continuar na política, o caminho mais óbvio é lutar por uma vaga na assembleia legislativa em 2026. Para tanto, deve começar a se movimentar logo.

Mauro de olho em 2026

O foco do empresário Mauro Rossoni Filho deve estar na assembleia legislativa. Depois de tentar “nacionalizar” a eleição em Linhares, pode repetir a fórmula em 2026, defendendo as bandeiras do PL e do ex-presidente Bolsonaro, ou seja, “as propostas da direita conservadora”.

Maurinho vem de três derrotas: para deputado estadual em 2018, como candidato a vice-prefeito na chapa de Lucas Scaramussa em 2020 e agora em 2024, quando disputou sem sucesso a prefeitura de Linhares.

Contas

Para eleger um vereador em Linhares nas eleições do dia 6, cada partido precisava reunir 4.945 votos – número extraído por meio do quociente eleitoral. Com o andamento da apuração, 11 candidatos logo garantiram as suas vagas pelo quociente partidário, ficando duas para o Podemos e o PSD e uma para o Republicanos, PP, MDB, PL, DC, PSB e PSDB.

As seis vagas remanescentes (eleitos por média) foram distribuídas em seguida, contemplando o Podemos com mais duas cadeiras, o PSDB, Republicanos e MDB com mais uma cadeira e o União Brasil – que, ao cumprir as novas exigências previstas na lei eleitoral, se credenciou a entrar a disputa.

União segura vaga remanescente

Como já era especulado, o União Brasil não obteve o quociente eleitoral e não entrou na primeira distribuição de vagas entre os partidos. Porém, foi contemplado na hora de repartir as vagas remanescentes (eleitos por média). Nesse caso, o partido havia alcançado 80% do quociente eleitoral e tem em seus quadros o professor Antonio Cesar, que recebeu 1.669 votos e atendeu à exigência de votação nominal mínima de 20% do quociente eleitoral.

Cálculo

Para eleger um vereador em Linhares cada partido precisava reunir 4.945 votos – o quociente eleitoral. Dessa forma, para ter direito à vaga, o candidato teria que ter pelo menos 10% desse montante (494 votos) na distribuição inicial das vagas e 20% (989 votos) na divisão das vagas remanescentes.

Podemos x PSD

A última vaga remanescente ficou entre o Podemos e o PSD, os dois partidos que receberam mais votos dos eleitores, e o Podemos levou a melhor. Para ficar com a vaga, o PSD precisava ter somado mais 159 votos e o terceiro candidato (os dois primeiros já estavam eleitos) mais votado deveria ter recebido pelo menos 989 votos nas urnas (os 20% do quociente eleitoral).

No caso concreto, o primeiro suplente do PSD, Clóvis Tessarolo, obteve 908 votos e não teria direito a vaga. Mesmo assim, ele é de fato e de direito o primeiro suplente do partido, que elegeu Paulinho do Maracujá e Juninho Buguiu.

Apenas um

O desempenho do PSB permitiu a eleição de um vereador, Yupi Silva, com 964 votos. Na vaga remanescente não havia possibilidade de eleger outro nome, pois os candidatos do partido não alcançaram os 20% do quociente eleitoral.

Quase

Se os candidatos do PL tivessem conquistado juntos 196 votos a mais, teriam garantido a eleição do Cabo Bonadinan, que recebeu 1.376 votos e obteve a décima terceira maior votação dentre todos os concorrentes. A câmara dispõe de 17 vagas. Cabo Bonadiman ficou na suplência do Sargento Romanha, o único eleito pelo partido.

Por pouco...

Alguns candidatos receberam muitos votos e teriam sido eleitos se tivessem concorrido por outros partidos. São os casos do Cabo Bonadiman (PL), Gilson Lima (Podemos), Helinho Câmara (PP), Bruno Fereguetti (PP), Fabrício Lopes (Republicanos), Gilson Gatti (MDB), Urbano Dávila (DC) e Zaninha Scandian (PSDB).

Messias Caliman

Candidato a reeleição pelo PSD, o vereador Messias Caliman cresceu a votação na sede de Linhares, mas perdeu espaço em Regência, inviabilizando a sua pretensão. Em 2020, Messias obteve 375 votos em Regência e 347 votos em outras localidades, totalizando 722. Agora, 87 votos em Regência e 637 votos em outros locais do município, chegando a 724.

Ainda em Regência, o candidato a prefeito Lucas Scaramussa obteve 733 votos e Bruno Marianelli, 116. Como participava da coligação de Bruno e estava vinculado a ele, talvez esteja aí uma das explicações para o fraco desempenho de Caliman na vila mágica.

TERRAL nas eleições

A D. Porto Editora - TERRAL participou com o jornalista Daniel Porto da cobertura das eleições deste ano na Record News - Rede SIM. Comandada pelo jornalista Cláudio Henrique Alves, a transmissão ao vivo de domingo (6) teve enorme repercussão e contou ainda com colaborações dos advogados Rones Bisineli Baptista e Thiago Durão Pandini.

Fique por dentro de tudo clicando no link: https://www.youtube.com/live/cf4VlcSwU7Q

Daniel Porto - TERRAL

Para levantar diversos números das eleições deste ano, alguns mostrados acima, o TERRAL contou com o apoio de José Pedro Minto e Jordano Calefe Minto, que desenvolvem estudos sobre o assunto

 

 

 

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.