Divulgação
O nascimento do município de Sooretama ocorreu em 31 de março de 1994
De acordo com a escritora Verônica dos Santos Santiago Augusto no livro Memórias de Sooretama (Lura Editorial, 2019, 190 páginas), o povoado que deu origem ao município originou-se em consequência da construção da linha telegráfica entre Linhares e São Mateus, que foi realizada por volta de 1873. Consta como primeiro morador Manoel Alves da Cunha, então com 19 anos.
Anos depois, em 1946, o baiano Crescêncio Manoel dos Santos mudou-se com a família para Córrego D’Água. Na ocasião, se instalou nas proximidades de um córrego que era chamado Manoel Alves. Na década de 1950 ocorreu um grande período de estiagem e apenas o córrego Manoel Alves saciou a sede dos poucos moradores e dos animais.
Verônica registra em sua obra que, diante desse quadro, o senhor Crescêncio mudou o nome do córrego de Manoel Alves para Córrego D’água. Em 12 de novembro de 1983 Córrego D’água foi elevado à posição de distrito por meio da lei nº 3.585. E continuou crescendo.
Em março de 1987, a associação de moradores da localidade, sob a presidência do senhor João de Almeida Pereira, criou uma comissão pró-emancipação e passou a lutar pelo desmembramento de Córrego D’Água de Linhares. A primeira consulta popular visando a emancipação ocorreu em 18 de março de 1990, mas boa parte da população não compareceu às urnas.
Em 15 de abril do mesmo ano foi realizado o segundo plebiscito e mais uma vez a emancipação não foi aprovada, em razão da abstenção de eleitores. O resultado satisfatório veio no terceiro plebiscito, em 13 de março de 1994, quando foram registrados 4.962 votos sim, 142 votos não, 47 votos em branco e 21 votos nulos.
No dia 31 de março de 1994, por meio da lei estadual nº 4.693, sancionada pelo governador Albuíno Azevedo, nasceu o município de Sooretama. Em 3 de outubro de 1996 foram realizadas as eleições municipais e Sooretama escolheu os seus representantes.
Foram eleitos Esmael Nunes Loureiro para prefeito, Antônio Maximiano dos Santos (Jaó) para vice-prefeito e os vereadores David Hupp, Francisco de Assis Bittencourt, Geraldo Livramento, Jair Fabres Pinto, José Elias Ferreira da Silva, Luiz Fernando Gouvêa, Moacir Camiletti, Nelcy Correa e Paulino Irineu Broedel.