Secom-ES
Já foram realizadas cinco oficinas das 20 previstas. Os encontros reuniram 131 pessoas
A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES) firmaram parceria por meio de um convênio para atender pequenas agroindústrias e os empreendimentos rurais e da pesca do Espírito Santo. Já foram realizadas cinco oficinas das 20 previstas. Os encontros reuniram 131 pessoas.
Outras quatro oficinas estão programadas para os dias 15, 22 e 29 de junho e 6 de julho, sempre às 14 horas. É necessário que o empreendedor faça a inscrição pela loja Sebrae-ES (loja.sebraees.com.br). Ao todo, 156 empreendimentos, entre individuais e coletivos (associações ou cooperativas) de 49 municípios, se inscreveram para participar das ações do projeto Pequena Agroindústria Rural Mais Produtiva.
Conforme o coordenador de Agroindústria e Empreendedorismo Rural da Seag, Jackson Fernandes de Freitas, a expectativa é que as ações auxiliem as agroindústrias, melhorando a qualidade e apresentação dos produtos, agregando valor à produção e tornando os produtos mais atrativos e competitivos no mercado. A participação em pelo menos duas oficinas é o que garante o acesso dos empreendedores às consultorias tecnológicas Sebraetec.
Para Adriano Matos Rodrigues, analista do Sebrae-ES, o foco das consultorias está na adequação das instalações da agroindústria, melhoria dos rótulos dos produtos, comunicação visual e posicionamento da marca no mercado. “Tudo isso é importante para que os empreendimentos melhorem o seu desempenho na atração de clientes e vendas”, destaca.
Estão previstas 201 consultorias com recursos do convênio. As primeiras 15 já foram contratadas e a previsão é de que ainda em junho outros 30 empreendimentos sejam beneficiados.