Fotos: divulgação
Vestindo a camisa da Seleção Brasileira em 2005, contra Honduras, no jogo de despedida do artilheiro Romário
Nascido em 19 de novembro de 1977, em Linhares, Fabiano Eller alcançou ótima projeção e conquistou títulos expressivos. Como jogador de futebol, defendeu grandes clubes do País, jogou no exterior e vestiu a camisa da Seleção Brasileira em 2005, contra Honduras, no jogo de despedida do artilheiro Romário.
Versátil, jogou de zagueiro, volante e lateral esquerdo durante a carreira, tendo excelente desempenho em todas as posições. Começou nas categorias de base do Linhares e ainda jovem chegou ao time profissional, fazendo parte do elenco campeão capixaba em 1995.
Em 1996 foi para o Vasco da Gama e a partir daí participou das conquistas do campeonato carioca, torneio Rio-São Paulo, Copa Mercosul, Copa Libertadores da América e dois campeonatos brasileiros.
Teve uma curta passagem pelo Palmeiras e em 2003 chegou ao Flamengo, somando mais um título, o de campeão carioca de 2004. Logo em seguida foi emprestado ao Al-Wakrah, do Catar.
Retornou ao Brasil em 2005 e vestiu a camisa do Fluminense, conquistando o terceiro campeonato carioca de sua carreira. Em meados do mesmo foi vendido para o Trabzonspor, da Turquia.
Em 2006 defendeu o Internacional e ergueu a Copa Libertadores da América e a Copa do Mundo de Clubes da Fifa
Em 2006 defendeu o Internacional e ergueu a Copa Libertadores da América e a Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Em 2007 foi para o Atlético de Madrid e, após disputar por dois anos o campeonato espanhol, voltou ao futebol brasileiro para jogar pelo Santos.
Em agosto de 2009 retornou ao Internacional e no ano seguinte participou da conquista de mais uma Copa Libertadores da América. Jogou em seguida no Al-Ahli, do Catar, saindo em 2011 para defender o São José (RS) e em 2012 o Brasil de Pelotas.
Em 2013 defendeu o Audax (RJ) e em 2014, o Red Bull Brasil. Em 2015 foi para o Náutico (PE), ficando até o ano seguinte, quando se transferiu para o Joinville (SC), seu último clube profissional.
Fabiano Eller promoveu seu jogo de despedida em 11 de dezembro de 2017, no Estádio do América Futebol Clube, em Linhares. Campeões como Perdigão, Adriano Gabiru, Bolívar e Tinga marcaram presença, assim como outros atletas de renome, como Buru, eleito em 2007 o melhor jogador de futebol de areia do mundo. A partida terminou empatada em 2 a 2.
Com três títulos da Copa Libertadores, Fabiano Eller figura na lista dos atletas brasileiros com mais conquistas continentais, atrás do lateral-direito Vitor, que ganhou o torneio quatro vezes, e ao lado de Elivélton, Dinho, Palinha e Ronaldo Luís, que também venceram três vezes a Libertadores.
Após deixar o futebol, Fabiano Eller tentou levar a sua experiência para a política
Após deixar o futebol, Fabiano Eller tentou levar a sua experiência para a política. Em 2018, quando disputava uma vaga na Câmara dos Deputados, pelo PV, ele afirmou: “Carrego a bandeira de todas as modalidades. Acredito que o esporte, aliado à educação, transforma vidas e as pessoas podem ter grandes oportunidades, como eu tive. A educação é a porta de inclusão e mudança da sociedade”.
Durante a campanha, Fabiano ressaltou: “Quero trabalhar pela renovação, lutar pelo fim da corrupção e dos privilégios dos políticos”. Obteve 10.947 votos e não foi eleito. Mesmo assim, agradeceu os eleitores, pela confiança:
“Sinto-me um vitorioso, pois todos os votos foram conquistados por meio de uma política limpa, do convencimento, com recurso financeiro abaixo do ideal e, é claro, com a ajuda de vocês”, disse, logo após o pleito.
E prosseguiu: “Dessa experiência levo o aprendizado e a certeza de que as pessoas precisam de governantes que tenham seus propósitos voltados para a coletividade, visando à geração de oportunidades e a busca pela igualdade!”.
Títulos de Fabiano Eller
Linhares
Campeonato Capixaba: 1995
Vasco da Gama
Campeonatos Brasileiros: 1997 e 2000
Campeonato Carioca: 1998
Copa Libertadores da América: 1998
Torneio Rio-São Paulo: 1999
Copa Mercosul: 2000
Flamengo
Campeonato Carioca: 2004
Fluminense
Campeonato Carioca: 2005
Internacional
Copa Libertadores da América: 2006 e 2010
Copa do Mundo de Clubes da Fifa: 2006
Prêmio Individual
Seleção do Campeonato Brasileiro: 2006