Arquivo TERRAL
Marcel van Hattem e Arthur do Val ministraram palestras em Linhares em agosto de 2019
O deputado estadual Arthur do Val, também conhecido como Mamãe Falei (Podemos-SP), que está no centro de uma polêmica envolvendo vazamento de áudios após viagem à Ucrânia, já participou de um fórum em Linhares, como palestrante. Foi no dia 12 de agosto de 2019, no bairro Aviso, ao lado do deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) e outros.
De acordo com os organizadores, o fórum em Linhares tinha como objetivo discutir temas importantes para o desenvolvimento da sociedade, além de proporcionar networking, interação e momentos de reflexão entre os participantes. O encontro pretendia ainda formar lideranças empresariais e contribuir com discussões sobre política, economia, ética e empreendedorismo.
Um dos protagonistas do evento realizado em Linhares, em 2019, Arthur do Val vive dias conturbados. Ele viajou para a Ucrânia no dia 28 do mês passado, com Renan Santos, um dos dirigentes do Movimento Brasil Livre (MBL), para acompanhar o conflito após a invasão da Rússia.
Quando estava retornando, áudios enviados por ele para um grupo de amigos vazaram – e viralizaram. Num dos áudios, Arthur afirma que mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”. Em outro, sobre uma fila de refugiadas, diz só ter “deusa”. As falas são consideradas sexistas e o comportamento do deputado foi duramente criticado.
Outro palestrante do fórum em Linhares, em 2019, o deputado federal Marcel van Hattem também já protagonizou um caso de repercussão, ao se envolver, em 2006, num acidente de trânsito que ocasionou a morte do mecânico Adair Wiest. Na época vereador de Dois Irmãos (RS), Marcel dirigia o carro que atingiu o mecânico em Ivoti (RS). Adair entrou em coma e morreu sete meses depois.
Familiares da vítima já se queixaram de possíveis falhas na investigação do caso.