Secom-ES
O termo de cooperação foi assinado no Quartel do Comando Geral da PMES
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) repassou R$ 36,5 milhões para a Polícia Militar. O termo de cooperação de descentralização de créditos foi assinado quinta-feira (26), no Quartel do Comando Geral da PMES, pelo diretor geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, e pelo comandante da Corporação, coronel Douglas Caus.
Os recursos financeiros são oriundos das receitas arrecadadas com as cobranças de multas e serão utilizados na aquisição de equipamentos e serviços que proporcionarão um aumento na capacidade de fiscalização de trânsito, policiamento e aplicação de medidas administrativas de competência do Detran-ES nas vias públicas de todo o Estado.
O repasse para os próximos cinco anos é quase 50% a mais do que o valor do último termo de cooperação técnica, que vigorou de 2016 a 2021, o que representa uma valorização das forças de fiscalização de trânsito no Espírito Santo.
Givaldo Vieira ressaltou que a parceria garante a lei e a segurança. “O Detran-ES investe em tecnologia e fornecimento de smartphones, etilômetros passivos, radares modernos e reforma de unidades do BPTran [Batalhão de Polícia de Trânsito] para tornar as operações de fiscalização da Polícia Militar mais efetivas, com a integração das guardas de trânsito municipais”, frisou.
Para o diretor-presidente do Detran-ES, a fiscalização é essencial para que o cidadão que utiliza as vias obedeça às regras de trânsito, servindo como um meio para prevenção de acidentes e repressão daqueles que insistirem em cometer as infrações e colocar em risco a própria vida e dos demais, além de fortalecer a segurança pública.
De acordo com ele, o repasse vai contribuir para a aquisição de equipamentos modernos e na melhoria da estrutura das fiscalizações em todo o Estado. “O objetivo final é reduzir os índices de acidentes e preservar vidas no trânsito”, enfatizou.
Para o comandante da PMES, coronel Douglas Caus, o investimento em tecnologia pode ser o caminho para a diminuição das infrações e mortes no trânsito. “Vamos investir na compra de equipamentos tecnológicos que, inclusive, nos permite detectar com mais facilidade veículos furtados/roubados, clonados ou com infrações administrativas”.
O comandante acrescentou que os materiais irão equipar todos os batalhões do Estado. “Serão equipamentos de ponta, mais sofisticados, que permitirão uma fiscalização mais efetiva, o que nos faz acreditar na possibilidade de diminuir os indicadores de irregularidades e acidentes fatais no trânsito”, pontuou.
Está prevista a aquisição de viaturas como base móvel, micro-ônibus, camionetes e motos; etilômetros; drones; equipamentos e materiais de fiscalização como cones, fitas de bobinas de etilômetros, bocais, rádios de comunicação, lombadas eletrônicas; materiais para o serviço administrativo como impressoras, toners e televisores.
E ainda: computadores, notebook; a realização de obras e reformas no BPTran e demais subunidades de trânsito do interior; a contratação de serviços de manutenção e aquisição de diversos materiais elétricos e outros; e pagamento de despesas com diárias e cursos de trânsito, e adição de categoria de CNH, entre outros.
Também participaram da solenidade: o subsecretário de Estado de Gestão Administrativa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Fábio Gomes de Aguiar; comandante do BPTran, tenente-coronel Glariston Fonseca; e o diretor de Habilitação, Veículos e Fiscalização do Detran-ES, Marcus Perozini.