O educador Jocival Marchiori tem sido lembrado – e homenageado – com frequência por admiradores e meios de comunicação, em virtude de sua relevante trajetória de vida. Ele faleceu aos 55 anos, no dia 9 de abril deste ano, vítima do coronavírus.
Na edição do dia 10 deste mês, o jornal O Globo publicou: “Jocival Marchiori, 55 anos, acreditava que a educação de qualidade mudava vidas”. O site inumeráveis.com.br também elogia o educador. Em história revisada por Ticiana Werneck, a partir do testemunho enviado por Eloana Costa de Morais, no dia 3 deste mês, o site registra:
Jocival foi, por mais de 30 anos, diretor da Escola “Emir de Macedo Gomes”. Dedicou sua vida à educação na cidade de Linhares, no Espírito Santo. Ele acreditava na educação pública de qualidade, no poder da juventude e como a união desses dois fatores mudavam vidas. Tinha uma família linda, era feliz e espalhava felicidade. “Formou gerações, era respeitado e amado”, conta Eloana, ex-aluna de Jocival, hoje professora na mesma escola.
A produção do Fantástico, da Rede Globo, comunicou ao site Inumeráveis o interesse em divulgar a história de Jocival. Familiares do educador teriam sido procurados e a expectativa é de que a homenagem seja exibida numa das próximas edições do programa, que vai ao ar nas noites de domingo.
Muito admirado, Jocival Marchiori atuou como professor e por mais de 30 anos esteve à frente da Escola “Emir de Macedo Gomes”, uma das mais tradicionais do município. Ele havia se aposentado pouco antes de falecer e, com a sua partida, deixou a esposa Luzia, o filho Jordan e inúmeros parentes e amigos, além de um expressivo legado na área educacional.
Daniel Porto – Arquivo do Jornal TERRAL
Confira o vídeo abaixo: