Arquivo TERRAL
Fernando Camiletti diz que Sooretama vive nova fase desde a primeira gestão de Alessandro Broedel, iniciada em 2017
O vice-prefeito Fernando Camiletti segue trabalhando para atrair empresas para o município e para melhorar os serviços que são oferecidos à população. Em contato com o TERRAL, ele citou obras de infraestrutura e as construções de escolas e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) como exemplos de ações que beneficiam as comunidades.
Para Camiletti, Sooretama vive nova fase desde a primeira gestão de Alessandro Broedel, iniciada em 2017. “No mandato passado resolvemos muitos problemas e proporcionamos mais qualidade de vida aos moradores. Tivemos sucesso e começamos bem o segundo mandato. Lutamos pelo desenvolvimento do município e pela instalação de empresas”, disse.
Fernando defende a participação da sociedade na política por considerá-la fundamental para melhorar a vida das pessoas. Ele admite que a responsabilidade é muito grande ao exercer um cargo público, e por isso trabalha com projetos e empenho. “Devemos procurar fazer o melhor sempre”, frisa.
Trajetória inclui formação em contabilidade, gestão pública e direito
Fernando orgulhoso ao lado da mãe
Fernando Camiletti é descendente de italianos, tem 43 anos e dois filhos: Pedro e Maria Cecília. Estudou contabilidade, gestão pública e direito. Chegou a trabalhar com contabilidade, mas retornou para o meio rural, pois valoriza a agricultura e o potencial do setor..
Durante seis anos esteve à frente da Secretaria da Agricultura de Sooretama, e destaca o trabalho realizado, que foi feito com planejamento, dedicação e gestão eficiente. Ele apoia serviços mais próximos dos moradores e a valorização das potencialidades do município.
A trajetória da família Camiletti na região começou com os seus avós, que saíram do sul do Espírito Santo e fixaram residência primeiro em São Jorge de Tiradentes, em Rio Bananal, e depois em Córrego Patioba, já em Sooretama. Seus avós tiveram 15 filhos e a maioria se dedica à agricultura.
Pai já foi vereador, vice-prefeito e prefeito
Moacir Camiletti foi eleito vereador em 1996 e assumiu a prefeitura de Sooretama em 2012
Nas primeiras eleições realizadas em Sooretama, em 1996, Moacir Camiletti, pai de Fernando, foi eleito vereador e em seguida presidente da câmara. Para realizar as primeiras sessões, improvisou mesas e alugou cadeiras, dando importante contribuição para o município.
Nas eleições de 2008, Moacir Camiletti foi candidato a vice-prefeito na chapa de Joana Rangel e juntos conquistaram a prefeitura, tomando posse em 1º de janeiro de 2009. Com o afastamento de Joana, Moacir assumiu o executivo em 11 de julho de 2012 e ficou no cargo até o fim do mandato, em 31 de dezembro do mesmo ano.
‘Agricultura possibilita que você se torne um empreendedor’, afirma
Sooretama produz café de qualidade que é reconhecido em nível nacional
Fernando Camiletti elogia a agricultura: “Ela possibilita que você se torne um empreendedor. No período de pandemia o meio rural foi fundamental para a economia do país”, enfatizou. Ele ressalta que a prefeitura incentiva a agricultura familiar e procura lhe dar visibilidade.
Cita ainda como ações importantes para o setor a promoção de feiras agrícolas, concursos e o fato de o executivo mostrar em nível nacional que Sooretama produz um café de qualidade.
Políticas públicas melhoram a qualidade de vida das pessoas
As políticas implementadas pelo poder público melhoram a qualidade de vida dos moradores de Sooretama
Conforme o vice-prefeito, a prefeitura implementou várias políticas públicas e ações que melhoram a qualidade de vida dos moradores. Ele afirma que o município tem boa extensão territorial e muitas potencialidades: “Temos parte da lagoa Juparanã e 43% do nosso território é de mata nativa”, diz.
Após frisar que Sooretama possui um clima diferenciado, Fernando destaca o agroturismo e a rota que passa por lagoas e o rio Doce. E registra: “O objetivo de massificar a divulgação do Patrimônio da Lagoa (Comendador Rafael) como balneário foi prejudicado em razão das consequências do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG)”.
Fernando elogia o esforço do prefeito Alessandro Broedel para instalar no município uma escola cívico-militar. Ressalta ainda o apoio que Sooretama recebe das polícias civil e militar, dos vereadores e da sociedade organizada.
Depois de falar sobre as ações realizadas em vários setores, o vice-prefeito enalteceu o trabalho na área de esportes, que ocorre por meio de construção e reforma de campos de futebol e o apoio a campeonatos e a diversas modalidades esportivas.
Atuação em conjunto contribui para o atendimento das demandas
Fernando (D) está atuando mais próximo do prefeito Alessandro Broedel
Conforme o TERRAL já registrou, Fernando Camiletti tem feito movimentos com vistas às eleições de 2024. O principal deles foi a decisão de atuar mais próximo do prefeito Alessandro Broedel, auxiliando no atendimento das muitas demandas existentes no município.
Para dedicar mais tempo a todas as áreas de Sooretama, Fernando deixou no ano passado o comando da Secretaria de Agricultura, pasta na qual realizou importante trabalho durante seis anos.
O vice-prefeito destaca que o governo municipal trabalha em várias frentes: realiza obras e serviços para as comunidades e viabiliza a chegada de empresas, gerando emprego e renda. “Além disso, buscamos recursos junto aos governos estadual e federal, e o prefeito Alessandro acumula funções importantes. Daí a necessidade de atuarmos em conjunto”, explica.
As articulações passam pela busca de apoios. Fernando tem conversas avançadas com partidos e lideranças: “Construímos boas parcerias e temos muitos aliados. Acreditamos na política como ferramenta de transformação e de crescimento do município. Para tanto, o melhor caminho é o trabalho coletivo”, concluiu.