Segunda-Feira, 6 de abril de 2026

Geraldo Boquinha reivindica vaga na Câmara de Linhares; processo está no TSE

Publicado em 06/04/2026. https://jornalterral.com.br/t-NXd6

Arquivo TERRAL

Geraldo Boquinha quer a vaga ocupada pelo Professor Antônio Cesar, que deixou o União Brasil e ingressou no PSB

Filiado ao União Brasil, o suplente de vereador José Geraldo da Silva, conhecido como Geraldo Boquinha, recorreu à justiça com o objetivo de assumir como vereador na Câmara de Linhares. Por entender que o mandato pertence ao partido, ele reivindica a vaga do Professor Antônio Cesar, que deixou o União Brasil e ingressou recentemente no PSB.

O processo tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tem como recorrente o União Brasil e recorrido Antônio Cesar Machado da Silva, o Professor Antônio Cesar. Na petição que apresentou ao TSE, a defesa de Geraldo pede recebimento e deferimento para admitir a sua habilitação como interessado, sucedendo o União Brasil do estado no polo ativo do recurso.

Pede ainda regular prosseguimento do recurso ordinário, com a intimação do peticionante (Geraldo), para todos os atos processuais subsequentes. E no mérito, o total provimento do recurso para reformar integralmente o acórdão do TRE/ES, julgando improcedente a Ação Declaratória de Justa Causa.

Por fim, a defesa propõe que seja decretada a perda do mandato eletivo do vereador Professor Antônio Cesar, “por manifesta infidelidade partidária”, e que seja determinada a imediata comunicação à Câmara de Linhares para a posse de Geraldo Boquinha.

Suplente afirma: ‘Mandato pertence ao partido’

Além de acionar o Tribunal Superior Eleitoral na questão envolvendo a luta por vaga na Câmara de Linhares, o suplente Geraldo Boquinha gravou um vídeo e postou nas redes sociais. Leia abaixo o que ele disse e clique aqui para acompanhar o vídeo:

“Meus amigos e minhas amigas,

Tomei conhecimento da mudança de partido do Professor Antônio pelas redes sociais. Como vocês sabem, a vitória de um vereador não depende só dele, e sim de uma legenda, que é a soma de todos os votos do partido.

Por isso, venho a público gravar esse vídeo a fim de esclarecer que em momento algum fui comunicado.

Irei seguir acompanhando de perto essa movimentação do partido a qual faço parte, pois entendo que o mandato pertence ao partido, e não a uma só pessoa.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.