O Governo do Espírito Santo está promovendo mais uma ação de incentivo à agricultura familiar capixaba. Serão repassados R$ 4 milhões para aquisição de 990 toneladas de produtos aos municípios inseridos no Projeto Compra Direta de Alimentos (CDA).
O governador Renato Casagrande formalizou na quarta-feira (15) o repasse para 13 municípios das regiões norte e noroeste. Ao todo, 30 municípios serão contemplados e 615 agricultores favorecidos. Casagrande disse que é uma alegria coordenar o repasse, atendendo a agricultura familiar, as associações e as pessoas que efetivamente precisam.
Para o governador, a administração pública deve atuar para quem mais precisa. “Temos uma tarefa importante que é fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (Suas). O Governo do Estado tem pouca ação executiva, que cabe aos municípios. Mas temos muitas ações de coordenação e de repasse”, afirmou.
A ação está sendo realizada pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). Com o CDA, os municípios vão adquirir cerca de 990.210 quilos de produtos originados da agricultura familiar para serem doados à rede municipal, que compreende equipamentos e serviços públicos de Assistência Social, de Justiça, de Saúde e de Segurança Pública.
O governador Casagrande destacou que a ação faz parte de uma série de iniciativas voltadas ao social. “Na hora de uma entrega, de uma construção, de uma política de complementação de renda é importante o município saber ao pé da letra esses dados, para que possamos realmente alcançar a quem mais necessita”, frisou.
Casagrande lembrou que existem muitas ações desenvolvidas em conjunto. “Repassamos aos municípios, por meio do Fundo de Assistência Social, mais de R$ 9 milhões. E por meio do Programa ES Solidário estamos captando recursos para doação. Nos próximos meses e anos teremos um grupo grande de pessoas que precisarão ainda mais do serviço público”.
De acordo com a titular da Setades, Cyntia Figueira Grillo, a adesão ao CDA surpreendeu, dobrando em relação ao ano passado. “Passamos de 15 para 30 municípios que executarão o Projeto neste exercício”, disse. Serão fornecidos gêneros hortifrutigranjeiros em geral, assim como mel, pescado, pães e biscoitos caseiros, geleias e alimentos minimamente processados.
O secretário de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, também comemorou a iniciativa, que promove a inclusão social e econômica no campo, além de fortalecer a agricultura familiar. Ele afirmou que assinou o termo de adesão para a compra de alimentos diretamente das mãos dos produtores capixabas com satisfação.
Foletto enfatizou que o Governo do Estado trabalha na promoção do acesso a alimentos às famílias em situação de insegurança alimentar, além de valorizar o trabalho do produtor rural, levando para a mesa da população alimentos de qualidade.
Secom-ES
Renato Casagrande destacou que a ação faz parte de uma série de iniciativas voltadas ao social