Em sentença proferida na quarta-feira (10), o juiz eleitoral Gideon Drescher julgou procedente a representação movida pelo Ministério Público (MP), cassou o diploma do vereador de Linhares, Valdir Rodrigues Maciel (Podemos), e lhe aplicou multa de 15.000 (quinze mil) UFIR.
Valdir Maciel recebeu 1.529 votos no pleito de 15 de novembro passado, foi diplomado em 17 dezembro e tomou posse no dia 1º de janeiro deste ano. Os seus advogados devem recorrer da decisão assim que forem notificados.
Na representação, o MP acusa Valdir Maciel pela prática de captação ilícita de votos nas eleições de 2020. De acordo com a denúncia, ele teria pessoalmente e por intermédio de terceiros prometido pagar R$ 80,00 para diversos eleitores, com a finalidade de obtenção dos respectivos votos em seu favor.
De acordo com o MP, Maciel teria contratado pessoas, conhecidas como “cabo eleitoral”, para trabalhar em sua campanha, por seus votos e também para realizar boca de urna em seu favor no dia da eleição, além de determinar que as mesmas exercessem a figura de intermediárias, prometendo pagamento a eleitores para votar nele e também para realizar boca de urna em seu favor.
“O recebimento do dinheiro pelos eleitores ocorreria no próprio domingo, logo após o término da eleição, fato que não aconteceu em virtude do não cumprimento da promessa por parte do representado, conforme documentos e mídias em anexo”, sustenta o MP.
Divulgação
O juiz eleitoral Gideon Drescher julgou procedente a representação movida pelo Ministério Público e cassou o diploma do vereador Valdir Rodrigues Maciel (foto)